quarta-feira, 12 de agosto de 2015

PROJETO PREVÊ TRANSFORMAÇÃO

 DO JUVENAL LAMARTINE 

EM 'PRAÇA PARQUE'


O antigo estádio Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol, está prestes a passar por um grande processo de restauração e ganhar um novo uso. O velho JL, que durante décadas foi a principal praça esportiva do futebol potiguar e que agora sofre com o descaso, se transformará em uma praça parque, segundo prevê projeto ainda em fase inicial de elaboração e confirmado pela Procuradoria do Patrimônio e Defesa Ambiental do Estado, Marjorie Madruga.

A procuradora afirmou ao portalnoar.com que as obras do JL “vão respeitar a história do estádio e que nada vai ser demolido”. O estádio Juvenal Lamartine é considerado patrimônio histórico, cultural, esportivo e arquitetônico da cidade do Natal e modificações arquitetônicas não são permitidas.

Marjorie também informou que o projeto de transformar o Juvenal Lamartine em um espaço esportivo e cultural contará com um concurso público nacional, no qual propostas de profissionais do Brasil inteiro serão observadas. “Arquitetos de todo o Brasil poderão participar e mostrar suas ideias. Estamos, ainda, trabalhando com o departamento de arquitetura da UFRN”, afirmou.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) já enviou uma notificação para que a Federação Norte-rio-grandense de Futebol desocupe as dependências do Juvenal Lamartine, utilizado para a realização de partidas das categorias de base, em 30 dias. Segundo a própria procuradoria, o uso do estádio pela FNF é irregular.

FNF

O presidente da FNF, José Vanildo, chegou a afirmar que recebeu com surpresa a notificação da PGE. No entanto, a procuradora do Patrimônio e Defesa Ambiental do Estado, Marjorie Madruga, afirmou ao portalnoar.com que a federação tinha conhecimento que algo estava planejado para o Juvenal Lamartine. “A FNF, embora não soubesse que ali (JL) seria uma praça parque, sabia que algo seria feito. Já haviam acontecido visitas no local. Dizer que foi surpreendido não é verdade”, declarou.

Em nota, a FNF disse que “vem cumprindo todas as suas obrigações com a gestão de um estádio onde tudo começou no futebol do Rio Grande do Norte” e que “o JL está em dia com suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas. Recentemente, a FNF pagou o alvará de funcionamento do JL, estando totalmente regular com sua administração.”

O estádio Juvenal Lamartine foi inaugurado em 1928 e durante décadas foi a principal praça esportiva do Rio Grande do Norte. Neste ano, o antigo estádio foi lembrado pela FNF como forma de troféu do Campeonato Potiguar, conquistado pelo América.

Fonte: Portal no Ar
Por Ayrton Freire


Nenhum comentário :