terça-feira, 31 de julho de 2012

Economia Simplificada



ECONOMIA SIMPLIFICADA
 


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO



 NOTA DO BLOG:

QUEM NÃO PLANEJA, PLANEJA 

O PRÓPRIO FRACASSO!

 De forma genérica o Planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. 

Em outras palavras, podemos definir Planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.

O Planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração, é um processo contínuo, cujas características básicas são: o Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o Planejamento não é um ato isolado; o processo de Planejamento é muito mais importante que seu produto final.

 
Na prática podemos distinguir três

 tipos de Planejamento:

Planejamento Estratégico: é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com seu ambiente.

Relaciona-se a objetivos de longo prazo e com maneiras e ações para alcancá-los que afetam a empresa como um todo.

Planejamento Tático: relaciona-se a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.

Tem como eixo central, otimizar determinadas áreas de resultados, e não à empresa como um todo.

Portanto, trabalha com descomposições dos objetivos e políticas estabelecidas no Planejamento Estratégico.

Planejamento Operacional: pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas.

Portanto, nessa situação, tem-se basicamente os planos de ação ou planos operacionais.

Os Planejamentos Operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do Planejamento Tático e devem conter com detalhe: os recursos necessários a seu desenvolvimento e implantação; os procedimentos básicos a serem adotados; os produtos ou resultados esperados; os prazos estabelecidos e os responsáveis pela sua execução e implantação.

É importante ressaltar que o Planejamento Estratégico - de forma isolada - é insuficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos a longo prazo, bem como o seu alcance, resulta numa situação nebulosa, pois não existem ações mais imediatas que operacionalizem o Planejamento Estratégico.

A falta desses aspectos é suprida com o desenvolvimento e implantação dos planejamentos Táticos e Operacionais de forma integrada (Planejamento Integrado).


Nenhum comentário :