quinta-feira, 26 de julho de 2012


MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES
 


262 - 14.04.1931

Falece em Alagoa Grande (PB), a poetisa e jornalista Cordélia Silva, pseudônimo adotado por Maria das Mercês Leite, nascida em Mossoró a 11 de novembro de 1888.   Foi de uma dedicação exemplar ao desenvolvimento cultural da mulher, dando prova exuberante da sua privilegiada inteligência, como fundadora e diretora de uma revista, em colaboração com Célia Adamantina, que era pseudônimo de Rita de Miranda Henrique.  Sua atividade chegou a causar admiração, no tempo, como duas moças numa pequena cidade do interior, sustentaram durante muitos anos, uma revista literária, quando na capital todas as publicações desse gênero tinham vida efêmera.    

263 - 19.04.1931

Visita do Interventor do Estado, Coronel  Aluízio de Andrade Moura a Mossoró, com comitiva integrada pelo Comandante Paulo Cordeiro e Tenente Ernesto Gaisel, então Chefe de Polícia do Rio Grande do Norte.   Recepção da parte dos industriais salineiros, com banquete realizado no Grande Hotel e passeio às salinas do município, onde foram feitas demonstrações da colheita do sal.

264 - 11.05.1931

Fundação da União de Chaufeurs e Mecânicos de Mossoró, com a presença de profissionais e amadores do volante.  Ficou escolhida sua primeira diretoria, com a indicação do comerciante João de Holanda Cavalcante para a Presidência.

265 - 07.06.1931

O Prefeito Amâncio Leite instala a feira livre na Praça Rafael Fernandes, para a venda de gêneros alimentícios à população.  A referida feira foi instituída pelo Decreto Municipal nº 8 de 11 de maio do mesmo ano e previa a dispensa de tributos para os feirantes.  A iniciativa do edil mossoroense não ofereceu resultados satisfatórios, tendo pequena duração.

266 - 09.06.1931

Posse do Dr. Paulo Fernandes de Oliveira Martins no cargo de Prefeito de Mossoró, cujo período administrativo se prolongou até 21. de junho de 1932.  Sua gestão ficou assinalada como  a de maiores realizações municipais em todo período que sucedeu ao golpe militar de 1930.  Além de melhoramentos urbanísticos, teve o edil que ampliar seus esforços no sentido de debelar surto epidêmico aparecido em Mossoró, improvisando hospitais para internamento e atendimento a uma grande parte da população atingida pela doença.  Os poucos recursos de que dispunha o município, levaram o edil a suprimir gastos supérfluos, inclusive extinguindo os proventos destinados ao chefe do executivo mossoroense.

267 - 22..06.1931

Hidroavião da Panair do Brasil, prefixo P-BOAG, pousa no ancoradouro interno do porto de Areia Branca, constituindo o acontecimento surpreendente motivo que levou toda população da salinésia a comparecer às margens do estuário, aclamando os arrojados tripulantes da aeronave.  Iniciava-se, assim, em vôo regular, o intercâmbio de passageiros entre Mossoró e outros pontos do país.

268 - 21.07.1931

Vitima de suicídio, falece em Mossoró o Farmacêutico Alberto Dias de Medeiros, político integrante da Aliança Liberal e Coletor de Rendas Federais.  O Ato consternou toda cidade, onde ele era pessoa que desfrutava de grande estima e possuía grande círculo de amigos.

269 - 05.08.1931

Visita do Interventor do Estado, Comandante Herculino Cascardo, acompanhado do Capitão Sandoval Cavalcante.  Após descer do hidro-aviao em Areia Branca, o Comandante Cascardo se transportou por via férrea a Mossoró, ficando hospedado na residência do industrial Antonio Florêncio de Almeida.  Na manhã seguinte, o Interventor viajou ao  município de Caraúbas, fazendo-se acompanhar do Dr. Paulo Fernandes, Prefeito de Mossoró, e do Coronel Vicente Carlos de Sabóia Filho, Diretor da Estrada de Ferro de Mossoró.

270 - 12.08.1931

Inauguração da Usina de Beneficiamento de Algodão da firma Alfredo Fernandes & Cia., em cujo solene acontecimento, com benção das instalações oficiadas pelo Cônego Amâncio Ramalho Cavalcante e Padre Luiz da Mota, foi entronizado no escritório da referida firma um quadro do Sagrado Coração de Jesus.

271 - 23.10.1931

Falece o Cel. Francisco Marcelino de Oliveira, ex-comerciante de Mossoró, tendo fundado a antiga Casa Marcelino.  Era natural de Pau dos Ferros, tendo ocupado em nosso meio cargos de nomeação, inclusive o de Delegado de Policia na década de 1910.

272 - 31.10.1931

Falece André Corsino de Medeiros, nascido em Mossoró, prático da barra do rio Mossoró desde 1888 e um dos abolicionistas integrantes da Sociedade Trabalhadores do Mar, fundada em 1883, em Areia Branca.  Teve dois casamentos, sendo suas esposas Alzira Francisca de Moura e Ana Soares de Medeiros, esta genitora do historiador Luiz Fausto de Medeiros.  Pertenceu à Loja Maçônica ˜24 de junho˝, estando ligado Campanha Libertadora de Mossoró.

Enviado por Steverson Aquino


Nenhum comentário :