sexta-feira, 13 de julho de 2012

..



MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES

 
231 - 11.11.1927

Falece o artista arquiteto Francisco Paulino da Silva, nascido em 1872.  Era um escultor de grandes recursos, tendo construído obras de admirável projeção na cidade, dentre as quais a Estátua da Liberdade feita a mão com simples argamassa de cimento, as torres e altares da matriz de Santa Luzia, o obelisco da praça da Independência, além do frontispício  de inúmeras casas residenciais.  Um homem simples que soube educar todos os seus filhos na mesma escola que praticava.

232 - 20.11.1927

Inauguração do Estádio da Limitada, com benção litúrgica oficiada pelo Padre Luiz da Mota, vigário de Mossoró.  Jogaram a partida de estréia as equipes do Ipiranga e Mossoró, com resultado final sem abertura de contagem.

233 - 25.11.1927

A Professora Celina Guimarães Viana inscreve-se como eleitora no município de Mossoró.  É a primeira mulher de toda América Latina a conquistar a conquistar a cidadania, tendo exercido o direito de voto nas eleições majoritárias para Senador da República, realizadas a 8 de abril de 1928.  Funcionaram no processo eleitoral da Professora Celina Viana, o Dr. Israel Ferreira Nunes, Juiz Municipal de Areia Branca, substituto do Juiz de Direito de Mossoró, e o escrivão eleitoral Manoel Teixeira de Holanda, titular do 2º Cartório da Comarca.

234 - 06.12.1927

Falece no Rio de Janeiro, o Dr. José Fernandes Gurjão, médico, nascido em Pau dos Ferros a 19 de fevereiro de 1896.  Era um cidadão de apreciáveis qualidade morais, tendo exercido clínica médica em Mossoró com desvelo e muita dedicação.  Foi Deputado estadual em duas legislaturas e exerceu o magistério como lente da Escola Normal de Mossoró.

235 - 13.01.1928

Falece em Mossoró a octogenária Ana Pereira da Costa (Mãe Naninha), viúva do ex-comerciante José Pereira da Costa, com quem se matrimoniou em 1884.  Mãe Naninha foi em vida uma das mais admiradas parteiras da cidade, tendo exercido a profissão, de 26 de janeiro de 1870 a agosto de 1927.  Durante esses 57 anos de atividade, fez mais de 10 mil partos.  De seu casamento, deixou filha única, que lhe deu 17 netos e 47 bisnetos.

236 - 16.04.1928

Inauguração do Campo de Cooperação Agrícola no sitio do Cel. Manoel Cirilo dos Santos, à margem direita do rio Mossoró.  Comparecimento de escolas agrícolas de Natal e Mossoró, com discurso inaugural do Deputado Rafael Fernandes, seguido de demonstração feita pelo agrônomo Amaro Álvares da Silva, seu Diretor.

237 - 27.04.1928

Lançamento da pedra fundamental da Igreja de São José, no subúrbio Paredões, a cuja frente estiveram o Cônego Amâncio Ramalho Cavalcante e Padre Luiz da Mota, este vigário de Mossoró.   Referido ato teve a participação de influentes famílias dos núcleos de Paredões, Bom Jardim e Barrocas que desde então tiveram decidida atuação no sentido de ativar a construção da capela naquele bairro formado por uma população católica, vendo crescer em seu entorno propaganda contraria aos princípios doutrinários pregados pela Igreja Católica.  Referidos sacerdotes ministraram ali uma missa, seguindo-se pregações antecipando o ato de lançamento.

238 - 01.06.1928

Encenação, no Cine-teatro Almeida Castro da revista de costumes orientais SESAMO, de autoria do Prof. Eliseu Viana, Diretor da Escola Normal de Mossoró.  A revista foi idealizada na lenda Ali-Babá e os Quarenta Ladrões, das Mil e Uma Noites, e se dividia em três partes, sendo seus intérpretes alunos daquela escola de ensino profissionalizante.  A apresentação desse dia teve toda sua renda revertida em favor da construção do Hospital de Caridade de Mossoró.

239 - 02.09.1928

O Deputado Federal Rafael Fernandes é eleito Prefeito Constitucional de Mossoró.  Face à nova Lei Eleitoral, o candidato continuou ocupando a cadeira na representação deste Estado na Baixa Câmara do país, exercendo cumulativamente o cargo de Prefeito Constitucional.

240 - 04.11.1928

Inauguração do Bar ˜Art Nouveau˝, de propriedade do Sr. Eduardo dos Santos, localizado entre os bairros de Paredões e Bom Jardim.  Ambiente puramente familiar, conforme desejo de seu proprietário e de que foi orador oficial o Dr. Vicente de Almeida.  Dentro de poucos anos, mudança de usuário e conseqüente exploração do meretrício.



Nenhum comentário :