MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES
241 - 27.11.1928
Lançamento da pedra fundamental da Igreja de São José, no bairro Paredões, com solene cerimonial e discursos alusivos do Cônego Amâncio Ramalho e Padre Luiz da Mota, vigário de Mossoró.
242 - 23.01.1929
Pouso do primeiro avião no campo improvisado,às imediações do ˝stand˝ do Tiro de Guerra, na estrada carroçável para o Tibau. Era pilotado pelo aviador Djalma Petit, Diretor de Instrução do Aero Clube de Natal, tendo como passageiros vindos da capital, o Governador Juvenal Lamartine, Dr. Alberto Roselli (Bacharel, jornalista, representante da imprensa natalense, mais tarde Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte. Toda população, inclusive escolares que tiveram estabelecimentos de ensino fechados no expediente da tarde, compareceu ao campo a fim de conhecer o engenhoso invento, que, na época, tanto revolucionava a curiosidade popular.
243 - 30.06.1929
Encerramento da prova de resistência de dança pelo dançarino Edson Martins, no pátio interno do Cine-Teatro Almeida Castro, iniciada às 20:00hs. Do dia 26. Edson Martins dançou sob vigilância, 72 horas seguidas, batendo o recorde mundial do italiano Scanzetti.
244 - 19.07.1929
Organização na sede do Humaitá Futrebol Clube, à rua Bezerra Mendes, do Comitê da Aliança Liberal, com discurso do político oposicionista Amâncio Leite.
245 - 20.07.1929
Inauguração da sede do Ipiranga Esporte Clube, no prédio adquirido pelo Sr. Júlio Fernandes Maia, com a finalidade de propiciar melhoramento àquela entidade sócio-desportiva, na Praça da Redenção. A benção eclesiástica do edifício foi ministrada pelo Padre José Bezerra, em solenidade verificada às 19 horas daquele dia.
246 - 29.07.1929
Falece em Natal, Cônego Estevam José Dantas, 1º diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, em 1902. Era natural de São José de Mipibú, tendo nascido a 13 de agosto de 1860.
247 - 19.11.1929
Recital no Ipiranga Esporte Clube, do Maestro Waldemar de Almeida, executando sob aplausos, partituras musicais de Litzy e Chopin. Muito aclamado na execução de São Francisco sobre as ondas.
248 - 05.01.1930
Inauguração do Cine-teatro Glória, em prédio adaptado à rua João Pessoa, onde depois funcionaria o escritório central da firma industrial F. Souto Comércio, Indústria e Navegação Ltda. O filme de estréia foi ˝ Beatrice Cenci˝, grande produção da empresa cinematográfica alemã UFA. O cine Glória mantinha sua segunda classe ao ar livre, por detrás da tela, com apresentação da película e principalmente letreiro ao inverso. Era comum a presença de uma pessoa em meio dos expectadores para ler em voz alta todas as legendas, no sentido da platéia melhor compreender, porquanto nesse tempo ainda perdurava em nosso meio o cinema mudo. O fato é que as sessões, principalmente na segunda classe, ficavam diariamente lotadas. O Professor Lídio Freire da Rocha era o locutor dos filmes de longa metragem.
249 - 10.02.1930
Chegada a Mossoró, da Caravana Liberal chefiada pelo Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, Batista Luzardo, também integrada pelos Deputados Federais Raul Bitencourt, Paulo Duarte, Cônego Matias Freire e Marcos Pena. O povo em delírio empurrou o carro em que viajavam os caravaneiros, por todo percurso, da barragem da cidade ao palacete do político mossoroense Amâncio Leite, na rua Tiradentes, onde ficaram os mesmos hospedados.
Durante todo itinerário falaram vários oradores, ressaltando a personalidade dos candidatos da Aliança Liberal para a Presidência e Vice-Presidência da República, em oposição às dos srs. Júlio Prestes e Vital Soares, emanadas do Catete. O Deputado Raul Bitencourt, ao pé da Estátua da Liberdade, na Praça da Redenção, teve esta expressão: ˝ Desde Nova Cruz sentimos o corpo do Rio Grande do Norte para somente aqui em Mossoró atingirmos seu coração˝. O Deputado Paulo Duarte falou no monumento da Independência, quando disse que São Paulo não mais tolerava Júlio de Albuquerque. Por fim, da sacada da residência do sr. Amâncio Leite, falou o Deputado Batista Luzardo, dizendo do seu entusiasmo em receber tamanha demonstração de civismo dos mossoroenses, num desabafo ao atentado de que foram vítimas os caravaneiros liberais em Natal. Durante a permanência da Caravana da Aliança Liberal nesta cidade, o chefe situacionista Deputado Rafael Fernandes, acompanhado dos drs. Eufrásio Oliveira, Juiz de Direito, Cônego Amâncio Ramalho Cavalcante, diretor do Colégio Santa Luzia e do vigário, Padre Luiz da Mota, num gesto altamente democrático, visitou o Deputado Batista Luzardo e seus companheiros de jornada liberal, na residência em que os mesmos estavam hospedados.
250 - 12.06.1930
Inauguração do prédio da Mesa de Rendas Estaduais de Mossoró, com presença dos Drs. Aldo Fernandes, Diretor da Recebedoria de Rendas de Natal, e Cícero Aranha, Secretario do Tesouro do Estado, representando o Governador Juvenal Lamartine de Faria. Os ilustres homens públicos proferiram entusiásticos discursos na decorrência do ato, tendo ainda proferido palavras de congratulações em nome da cidade de Mossoró, o Sr. Manoel Augusto Seabra de Melo, Diretor da referida repartição. O prédio em referencia teve construção no mesmo local em que depois funcionaria a repartição arrecadadora do Estado. Era de propriedade do ex-comerciante Francisco Alves de Oliveira que o vendeu ao Estado por trinta contos de réis. Os trabalhos de construção estiveram orientados pelo Sr. Vicente Carlos de Sabóia Filho, na época vice-Prefeito em exercício de Mossoró.
















































Nenhum comentário :
Postar um comentário