sexta-feira, 13 de julho de 2012

.



DIA MUNDIAL DO ROCK


 E SE OS BEATLES NÃO TIVESSEM SE SEPARADO?

Por Ricardo Alexandre
A música pop provavelmente teria tomado outros rumos, evoluindo mais na harmonia do que na base rítmica. “Da disco ao Techno, todas as ondas que surgiram a partir dos anos 70 dão total ênfase ao ritmo”, diz o maestro e produtor musical Ruriá Duprat. “Mas, se os Beatles tivessem continuado tocando, talvez sobrasse espaço para um desenvolvimento harmônico mais complexo no rock.” De fato, depois de instituírem o mercado pop como o conhecemos hoje, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr passaram a flertar com a arte de vanguarda de seu tempo, sem nunca abandonar sua marca registrada: canções irretocáveis, harmonias perfeitas, melodias inesquecíveis. Abbey Road, o último disco gravado pela banda, em 1969, no entanto, foi ainda mais fundo em arranjos intrincados e virtuosismo instrumental.

Duprat – que hoje organiza um tributo de artistas brasileiros ao quarteto de Liverpool – levanta a suspeita de que o grupo poderia ter se envolvido com o chamado rock progressivo, que, mesmo detestado pela crítica e pela geração punk, deu a tônica da cena musical na primeira metade dos 70. “Com certeza, eles caminhariam para as vertentes mais progressistas do rock, mas não estagnariam esteticamente. Dali a pouco, mudariam de novo.” O próprio John Lennon foi indagado sobre como os Beatles soariam após 1970. Sem muita paciência, ele declarou que bastava aos fãs pinçar as melhores músicas de cada um dos discos solo anuais dos quatro cavalheiros e montar seu próprio “novo” disco dos Beatles. Rita Lee, que também preparou um álbum de versões de clássicos do grupo, acha que essa sugestão “não daria nem para o cheiro”. “O barato musical dos Beatles, sem dúvida, eram as parcerias e competições entre Lennon e McCartney”.

A carreira solo de ambos diluiu-se pra caramba com as parceiras/esposas Yoko e Linda”, disse Rita. Quanto à possibilidade de os Beatles migrarem para o progressivo, Rita lembra que foi o mesmo caminho tomado pelos Mutantes, numa manobra tão radical que incluiu até a sua própria demissão da banda. Por fim, Duprat diz que, inquietos como eram, dificilmente os Beatles durariam muito mais tempo: “Todo mundo tem certo material intelectual para mostrar e, depois, tende a se repetir. “Como eles nunca repetiram em suas carreiras, acho que não seguiriam adiante”. Talvez seja isso mesmo: o que é bom dura pouco.

O caminho mais provável do quarteto nos anos 70 seria o rock progressivo, odiado tanto pela crítica quanto pelos punks.

Enviado por Togo Ferrário 

NOTA DO BLOG: 

Meu caro e dileto amigo Togo Ferrário, se pegarmos os 
discos solo dos quatro ex-integrantes dos Beatles, 
de 1969 a 1975, compilarmos algumas das 
canções, poderemos conseguir "criar" 
um belo e inesquícivel
 disco imaginário.

 Sem dúvida seria um álbum fantástico!

Poderíamos ter o seguinte repertório:

Mother
My Love
Dark Horse
 Power to the People
 It Don't Come Easy
Imagine
Bangladesh
Jet
Photograph
Band on the Run
Happy Xmas (War Is Over)
Instant Karma!
Give Peace a Chance
Live an Let Die
My Sweet Lord
Give Peace a Chance
Maybe I'm Amazed

MOSSORÓ WEST SHOPPING

Hoje (13), o Mossoró West Shopping realizará um tributo aos 50 anos de história do Rock no Happy Hour especial. 

A homenagem ocorrerá nesta sexta-feira (13), das 18h30min às 21h30min, na praça de alimentação.

 O “Grupo Gens” comandará a festa interpretando os melhores sucessos que marcaram época na música nacional e internacional.

O Happy Hour é o ponto de encontro das noites de terça e quarta na praça de alimentação do Mossoró West Shopping. 

Os artistas locais cantam Pop Rock, Samba, Música Popular Brasileira e os Hits das paradas de sucessos dos rádios, em voz e violão. Nida Lira e Elder abrem a programação da semana que vem.

 Enviado por Everton Lima


Um comentário :

Anônimo disse...

Caro amigo Carlos. Vou providenciar a gravação de um CD com a relação musical feita por você, que será o 1º a receber o exemplar gravado, cujo título do disco será 'Imaginary Beatles'. Um beatle abraço. Togo Ferrário.