terça-feira, 27 de março de 2012

UFERSA

 
SUCESSÃO NA UFERSA: 
QUEM É PORDEUS?
 O professor Roberto Vieira Pordeus é natural de Campina Grande, estado da Paraíba, e tem o título de cidadão Angicano-RN. É casado, Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal da Paraíba–UFPB, Campus de Campina Grande, em 1982. Em 1983 a 1984 foi estagiário da EMBRAPA Centro de Seringueira e Dendê, em Manaus. Mestre em agronomia com conhecimento em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará-UFC, em 1990. Doutor em Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Campina Grande, em 2005.
Durante anos acumulou experiência acadêmica e em outras atividades profissionais fora da atividade acadêmica.  Sua contribuição para o crescimento da UFERSA à frente das expansões universitárias o estimularam a continuar lutando por uma universidade mais justa e que oferecesse maiores oportunidades a seus cidadãos.
Atuou na UFERSA como coordenador do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, avaliado durante sua gestão como o melhor curso de Engenharia Agrícola do nordeste e o segundo melhor do Brasil, participou efetivamente como Diretor na implantação dos Campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, tornando o sonho das regiões do sertão central, médio e Alto Oeste do nosso estado Rio Grande do Norte uma realidade o que o credencia e reúne condições para assumir o cargo de Reitor.
Foi o primeiro Diretor da UFERSA Campus Angicos, responsável pela sua implantação de agosto de 2008 a abril de 2010. Mesmo afastado da diretoria do Campus, permaneceu como responsável pelo acompanhamento das conclusões das obras e aquisição de equipamentos. Além disso, atuou como responsável pela implantação e Diretor provisório da UFERSA Campus de Pau dos Ferros.
Atualmente é Diretor da UFERSA Campus de Caraúbas; Coordenador da Câmara Especial de Agronomia do CREA-RN; representante da UFERSA na Câmara de Agronomia como Conselheiro junto ao CREA-RN; Professor Adjunto IV da UFERSA Campus de Mossoró, lotado no Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas.
Fora das atividades acadêmicas, atuou como diretor regional do núcleo da Superintendência de Obras Hídricas - SOHIDRA, Divisão de Irrigação de Crateús, na cidade de Crateús; Diretor da Divisão de Estudos Básico e assistente do Secretário de Recursos Hídricos do estado do Ceará, em Fortaleza, no período de 1989 a 1995. Participei de estudos de projetos, implantação e fiscalização, de irrigação, construções de adutoras, estação de tratamento de água, barragens de terra e poços profundos. Ainda neste período, trabalhou na recuperação da estrutura física e na organização social do projeto Jaibara na cidade de Sobral. Fez parte também de equipes junto a Secretária de Ação Social do estado do Ceará na elaboração de projeto de emergência e combate a seca naquele estado.
Nas empresas privadas: Agropecuária Barra do Bé S/A, Lagoarroz Agrícola S/A, Marrecas Agrícola S/A, Agropecuária Lagoa de Cima S/A e Fuji Mármores e Granitos S/A, foi Diretor Comercial e participou ativamente dos projetos de implantações das referidas empresas, durante o período de 1995 a 1999.
       

Nenhum comentário :