segunda-feira, 16 de maio de 2011



 SENAC OFERTA CURSOS PROFISSIONALIZANTES 

PARA CORRETORES DE IMÓVEIS E TÉCNICOS 

EM SEGURANÇA NO TRABALHO


Em Mossoró, a expansão imobiliária gera necessidade de mão de obra especializada para atender as necessidades do setor da construção civil. Há vagas de trabalho no campo de obras dos prédios comerciais e condomínios residenciais, e na comercialização de imóveis na planta nas principais áreas de expansão da cidade. Em sintonia com o mercado, o Sistema Fecomercio, por meio do Senac, oferece os cursos de Técnico em Transações Imobiliárias e Técnico em Segurança no Trabalho que estão inseridas dentro deste ramo estratégico do crescimento da economia mossoroense.

O Técnico em Transações Imobiliárias, conhecido como corretor de imóveis, é quem intermédia a comercialização desses bens. A formação é requisito essencial para o exercício da profissão em qualquer lugar do país. Sem ela, o profissional não pode dar entrada no registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). 

O exercício da profissão é privativo dos inscritos no CRECI, nos termos da legislação em vigor (Lei 6.530/78 e Decreto 81.871/78). Atuar na intermediação imobiliária sem este credenciamento caracteriza "exercício ilegal de profissão regulamentada", sujeitando os infratores aos rigores da legislação penal. Todo profissional da corretagem regularmente inscrito no CRECI possui a Carteira Profissional e a Cédula de Identidade Profissional.

A regularização incentiva a competição no mercado e a profissão cai no descrédito quando exercida de forma irregular, e logo, a sociedade sofre os efeitos de práticas equivocadas. Ao alugar ou vender imóvel, o proprietário busca corretores para intermediar a comercialização confiando na prestação de serviço de qualidade.

Quando a construção está em andamento, há outro profissional preocupado em evitar riscos no local de trabalho. Esta é a missão do Técnico em Segurança no Trabalho. Mas, além da construção civil há um vasto campo de atuação para esse profissional. Ele é bastante procurado pelas empresas, dentre elas as do setor petrolífero, e atuando avaliando todas as possibilidades de riscos que possam ocorrer na execução de serviço, pois a sua meta é diminuir os ocorrências de lesões e acidentes de trabalho. 

O Técnico em Segurança também contribui para implantação de programas e políticas de prevenção contra acidentes no trabalho. Além de informar os procedimentos corretos a serem adotados que garantam a integridade física das pessoas que estão no ambiente. 

A profissão é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e as empresas podem ser obrigadas a contratar técnicos de segurança do trabalho conforme previsto em lei, e também pela quantidade de empregados. A categoria é representada pela Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, entidade vinculada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). 

Para mais informações sobre os cursos, entre em contato conosco pelo fone (84) 3422-5000


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC
Gerência de Comunicação e Marketin
Enviado por Everton Lima 



Nenhum comentário :