quarta-feira, 25 de maio de 2011

16º CONGRESSO DA UMES

O 16º Congresso da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas ocorrerá nos dias 1 e 2 de julho. A data foi aprovada em reunião da diretoria, realizada nesta terça-feira, com a presença de diversas lideranças estudantis da Região Metropolitana. A partir do dia 6 de julho se dará início à eleição dos delegados das escolas públicas e privadas que representarão suas instituições no Congresso.

Pedro Henrique, Vice-Presidente da UMES e Diretor da UBES, elogiou a unidade manifestada na reunião. “Esse Congresso da UMES havia sido uma decisão do fórum anterior, realizado em dezembro. A reunião de hoje teve um caráter consensual de garantir a ampla mobilização dos estudantes, muita divulgação do processo congressual e a participação de centenas de delegados”, afirmou.

Ele ressaltou que o movimento estudantil brasileiro está atento à eleição da nova diretoria da UMES. “Fomos a maior e mais significativa bancada estadual para o Seminário Nacional de Educação da UBES, temos tido uma expressiva atuação na greve dos professores da rede estadual, organizamos a maior Jornada Nacional de Lutas da UNE e da UBES em todo o Nordeste. Ou seja, para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, esse Congresso da UMES será muito importante”, concluiu.

Na próxima terça-feira, na sede das entidades nacionais em Natal, na Avenida Rio Branco, edifício Padre Cícero (edf da Editora Moderna), a diretoria da UMES realizará uma nova reunião para aprovar a proposta de materiais e de regimento eleitoral ao Congresso da UMES.

A União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas é uma das entidades do movimento social mais tradicionais do Rio Grande do Norte. Fundada na década de 80, fez parte de conselhos municipais e estaduais e foi a mais importante entidade estudantil nas conquistas da meia passagem intermunicipal e na lei da meia-entrada estadual.

Nenhum comentário :