CARTA ABERTA À COMUNIDADE
ACADÊMICA DA FACEM
Numa forma de dar um retorno para os que fazem a FACEM, elaborei esta carta de agradecimento. No semestre letivo 2010.2 recebemos o convite de um grupo de docentes para registrar candidatura para vice-diretor da FACEM. Relutei, mas diante das circunstâncias daquele momento, registrei minha candidatura, junto com o então Chefe do Departamento de Economia, Prof. M.Sc. Carlos José Bezerra de Morais.
Dos nossos registros de candidatura para esta postulação de vice-diretor, um teria que renunciar, já que éramos e somos sabedores de nossos ideais, onde um recuaria para apoiar o outro, pois nunca nem jamais disputaríamos os mesmos votos da comunidade acadêmica que elegeu o Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes; o que denotaria na entrega da FACEM para aqueles que já por 4 vezes vêm ignorando a decisão da maioria dos estudantes e dos professores na eleição passada e insistentemente buscam tirar da Direção, mesmo que através de artifícios frágeis e descabidos, um Diretor que venceu as eleições de forma limpa, ética, democrática e bonita sobretudo.
Daí nos perguntamos: com que intenção alguém que recentemente teve na eleição passada a negativa da maioria, desconsidera isso e insiste de forma desesperada ficar em evidência, com uma postura de sempre se colocar contrário à gestão em andamento, se lançando para ser vice do Diretor atual e ainda por cima sair dizendo que "quer somar e quer ajudar". Mas nós sabemos, quer tudo, menos contribuir com um projeto que ele combateu com veemência e perdeu na eleição passada.
Acredito ser necessária uma reflexão, pois o momento, caros colegas, não é mais o de votar simplesmente em um outro projeto para a FACEM, pois já temos um projeto vencedor em andamento. A decisão que está efetivamente nas mãos de cada um de nós agora é votar e colocar um vice-diretor de confiança que realmente venha ajudar a FACEM. Ou por outro lado, colocar alguém sem a menor confiança da atual Direção e que vem deixando muito claro que, caso eleito, está disposto a tudo, menos contribuir com um projeto que ele combateu com veemência e perdeu na eleição passada, repito.
Não acredito que o Prof. Dr. Emanoel Márcio, um pesquisador que tem dado um caráter bem mais acadêmico a FACEM, inclusive aprovando importantes projetos de pesquisa e coordenando desde o ano passado a discussão para a criação do primeiro MESTRADO DA FACEM, que tem ainda melhorado significativamente o conceito da Faculdade nas instâncias superiores da UERN, que diga-se de passagem era muito ruim, deva ter um vice-diretor que não tenha um histórico comum com seus ideais para a FACEM. Este filme todos nós já vimos, na gestão anterior da FACEM, bem como os resultados efetivos de um diretor ter seu vice como oposição; tudo isto reflexo de uma legislação arcaica e ultrapassada que só traz prejuízos para a Universidade. Diante disso, esperamos contar com a reflexão e sabedoria dos que fazem a Faculdade de Ciências Econômicas no dia 1º de junho, comparecendo para evitar que a direção da FACEM tenha novamente, e pela segunda vez, um vice-diretor que seja oposição acirrada ao atual diretor. Não podemos mais cometer este erro, especialmente agora que a situação é diferente; já existe há mais de um ano uma gestão em andamento e que precisa ser reforçada e não retardada ou destroçada. A FACEM não merece isto .
Quero ainda divulgar, e com preocupação, algumas impressões sobre esta eleição para vice-diretor, que não pode nunca nem jamais ser vista como a forma politiqueira, rasteira, e com essência de revanchismo. Não concordo nem admito que tenhamos numa Academia discussões em torno de que existem disputas de poder entre Departamentos, e que deva existir um rodízio na Direção entre os Cursos, com visões mesquinhas da época que não sentimos saudades, em que a Faculdade só tinha professores graduados, e não se sabia o que significava extensão nem muito menos pesquisa e tampouco pós-graduação. Não existem disputas entre Departamentos ou Cursos, quem pensa assim, não sabe o que é Universidade.
Assim sendo, com greve ou sem greve, faço aqui um apelo a todos para votar no dia 1º de junho no Prof. M.Sc. CARLOS JOSÉ para VICE-DIRETOR DA FACEM. Seja você, aluno, servidor técnico ou professor, caso tenha tido a paciência de ler esta carta aberta à comunidade acadêmica da FACEM até aqui, tem sobre si esta grande responsabilidade com o futuro da nossa Faculdade.
Finalizando, gostaria de agradecer enormemente aos apoios que recebi na rápida condição de candidato a vice-diretor. Confesso que não esperava tantas manifestações de aceitação. Serei eternamente agradecido a alunos, servidores técnicos e docentes da FACEM. Em troca disto, farei o possível e lutarei com dedicação para elegermos um vice-diretor que tenha efetivamente condições de ajudar a transformar a nossa Faculdade naquilo que Ela realmente tem competência de sobra para ser, uma das mais ACADÊMICAS FACULDADES DA UERN.
Finalizando, gostaria de agradecer enormemente aos apoios que recebi na rápida condição de candidato a vice-diretor. Confesso que não esperava tantas manifestações de aceitação. Serei eternamente agradecido a alunos, servidores técnicos e docentes da FACEM. Em troca disto, farei o possível e lutarei com dedicação para elegermos um vice-diretor que tenha efetivamente condições de ajudar a transformar a nossa Faculdade naquilo que Ela realmente tem competência de sobra para ser, uma das mais ACADÊMICAS FACULDADES DA UERN.
Muito Obrigado!!!
M.Sc. Auris Martins de Oliveira - Professor da FACEM
NOTA DO BLOG:
Meu caro professor Auris Martins, na condição de professor Decano da FACEM, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa e coragem de externar publicamente sua posição em defesa da harmonia e da busca de um projeto unificado e consistente para nossa querida Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró.
O momento é de somarmos esforços junto a atual direção na busca de um projeto acadêmico, político e administrativo que possa resgatar a credibilidade, confiabilidade e importância da nossa unidade de ensino, junto a comunidade local e regional.
Nenhum comentário :
Postar um comentário