segunda-feira, 30 de maio de 2011

UERN



CARTA ABERTA À COMUNIDADE 

ACADÊMICA DA FACEM 
 

 Numa forma de dar um retorno para os que fazem a FACEM, elaborei esta carta de agradecimento. No semestre letivo 2010.2 recebemos o convite de um grupo de docentes para registrar candidatura para vice-diretor da FACEM. Relutei, mas diante das circunstâncias daquele momento, registrei minha candidatura, junto com o então Chefe do Departamento de Economia, Prof. M.Sc. Carlos José Bezerra de Morais.
 
Dos nossos registros de candidatura para esta postulação de  vice-diretor, um teria que renunciar, já que éramos e somos sabedores de nossos ideais, onde um recuaria para apoiar o outro,  pois nunca nem jamais disputaríamos os mesmos votos da comunidade acadêmica que elegeu o Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes; o que denotaria na entrega da FACEM para aqueles que já por 4 vezes vêm ignorando a decisão da maioria dos estudantes e dos professores na eleição passada e insistentemente buscam tirar da Direção, mesmo que através de artifícios frágeis e descabidos, um Diretor que venceu as eleições de forma limpa, ética, democrática e bonita sobretudo. 
 
Daí nos perguntamos: com que intenção alguém que recentemente teve na eleição passada a negativa da maioria, desconsidera isso e insiste de forma desesperada ficar em evidência, com uma postura de sempre se colocar contrário à gestão em andamento, se lançando para ser vice do Diretor atual e ainda por cima sair dizendo que "quer somar e quer ajudar". Mas nós sabemos, quer tudo, menos contribuir com um projeto que ele combateu com veemência e perdeu na eleição passada.
 
Acredito ser necessária uma reflexão, pois o momento, caros colegas, não é mais o de votar simplesmente em um outro projeto para a FACEM, pois já temos um projeto vencedor em andamento. A decisão que está efetivamente nas mãos de cada um de nós agora é votar e colocar um vice-diretor de confiança que realmente venha ajudar a FACEM. Ou por outro lado, colocar alguém sem a menor confiança da atual Direção e que vem deixando muito claro que, caso eleito, está disposto a tudo, menos contribuir com um projeto que ele combateu com veemência e perdeu na eleição passada, repito.

 Não acredito que o Prof. Dr. Emanoel Márcio, um pesquisador que tem dado um caráter bem mais acadêmico a FACEM, inclusive aprovando importantes projetos de pesquisa e coordenando desde o ano passado a discussão para a criação do primeiro MESTRADO DA FACEM, que tem ainda melhorado significativamente o conceito da Faculdade nas instâncias superiores da UERN, que diga-se de passagem era muito ruim, deva ter um vice-diretor que não tenha um  histórico comum com seus ideais para a FACEM. Este filme todos nós já vimos, na gestão anterior da FACEM, bem como os resultados efetivos de um diretor ter seu vice como oposição; tudo isto reflexo de uma legislação arcaica e ultrapassada que só traz prejuízos para  a Universidade. Diante disso, esperamos contar com a reflexão e sabedoria dos que fazem a Faculdade de Ciências Econômicas no dia 1º de junho, comparecendo para evitar que a direção da FACEM tenha   novamente, e pela segunda vez, um vice-diretor que seja oposição acirrada ao atual diretor. Não podemos mais cometer este erro, especialmente agora que a situação é diferente; já existe há mais de um ano uma gestão em andamento e que precisa ser reforçada e não retardada ou destroçada. A FACEM não merece isto .

 Quero ainda divulgar, e com preocupação, algumas impressões sobre esta eleição para vice-diretor, que não pode nunca nem jamais ser vista  como a forma politiqueira, rasteira, e com essência de revanchismo. Não concordo nem admito que tenhamos numa Academia discussões em torno de que existem disputas de poder entre Departamentos, e que deva existir um rodízio na Direção entre os Cursos, com visões mesquinhas da  época que não sentimos saudades, em que a Faculdade só tinha  professores graduados, e não se sabia o que significava extensão nem   muito menos pesquisa e tampouco pós-graduação. Não existem disputas  entre Departamentos ou Cursos, quem pensa assim, não sabe o que é Universidade.
 
Assim sendo, com greve ou sem greve, faço aqui um apelo a todos para votar no dia 1º de junho no Prof. M.Sc. CARLOS JOSÉ para VICE-DIRETOR DA FACEM. Seja você, aluno, servidor técnico ou professor, caso tenha tido a paciência de ler esta carta aberta à comunidade acadêmica da FACEM até aqui, tem sobre si esta grande responsabilidade com o futuro da nossa Faculdade.

Finalizando, gostaria de agradecer enormemente aos apoios que recebi na rápida condição de candidato a vice-diretor. Confesso que não esperava tantas manifestações de aceitação. Serei eternamente agradecido a alunos, servidores técnicos e docentes da FACEM. Em troca disto, farei o possível e lutarei com dedicação para elegermos um vice-diretor que tenha efetivamente condições de ajudar a transformar a nossa Faculdade naquilo que Ela realmente tem competência de sobra para ser, uma das mais ACADÊMICAS FACULDADES DA UERN.
Muito Obrigado!!!
M.Sc. Auris Martins de Oliveira - Professor da FACEM

NOTA  DO BLOG: 

Meu caro professor Auris Martins, na condição de professor Decano da FACEM, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa e coragem de externar publicamente sua posição em defesa da harmonia e da busca de um projeto unificado e consistente para nossa querida Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró.

O momento é de somarmos esforços junto a atual direção na busca de um projeto acadêmico, político e administrativo que possa resgatar a credibilidade, confiabilidade e importância da nossa unidade de ensino, junto a comunidade local e regional.

Aproveito a oportunidade para declarar o meu apoio ao amigo professor Carlos José Bezerra de Morais, por reconhecimento a sua competência acadêmica, caráter ilibado e honestidade inquestionável, virtudes que me fez convidá-lo para ingressar no magistério superior, na época em que tive o prazer e a honra de ser Diretor da FACEM.


Nenhum comentário :