sábado, 13 de novembro de 2010

FATO ECONÔMICO


   FATO ECONÔMICO

 TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO
 Carlos Escóssia

 O Planejamento varia de acordo com as características da cada cidade, região ou país (estrutura institucional, estágio de desenvolvimento, situação geográfica, passado histórico, população, cultura, etc) e pode assumir diversas formas: pode simplesmente introduzir o controle de preços e de políticas setoriais ou, em caráter mais amplo, orientar investimentos de infra-estruturas, tais como: indústrias de base, transporte, energia, comunicação, dentre outros.

De uma maneira geral, as técnicas de Planejamento  são semelhantes quanto ao objetivo, mas costumam diferir segundo as metas, que são profundamente influenciados por fatores políticos-sociais.

O Planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou planos, pois

Previsão: Corresponde em verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades.

 Projeção: Corresponde a situação em que o futuro tende a ser igual ao passado, em sua estrutura básica.

Predição: Corresponde à situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre o eu processo de desenvolvimento.

Resolução de problemas:
Corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes.

Plano:
Corresponde a um documento que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento; é o limite da formalização do planejamento; é uma visão estática do planejamento; é uma decisão em que a relação custo/beneficio deve ser observada.

O Planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração, pois o Planejamento é um processo contínuo.




Nenhum comentário :