quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CARTA AO MEU FILHO CARLOS HEITOR


 

CARTA AO MEU FILHO CARLOS HEITOR 

(M0NTOYA) - NO DIA DO SEU 

ANIVERSÁRIO

Hoje, gostaria de socializar com as amigas e amigos leitores desse blog, a carta que fiz para o meu amigo, filho, parceiro, cúmplice e confidente Carlos Heitor, no dia do seu aniversário. 


VAMOS AO TEXTO:

Carlos Heitor, hoje dia 18/11/2010, fazes 11 anos. Veja como o tempo correu, meu filho! Tornaste-te num bonito e dócil adolescente. Mas, o que mais me faz feliz e orgulhoso é de teres um coração grande e bondoso! E agradeço penhoradamente a Deus todas as noites, pela deferência da tua vida! Que o Pai Eterno possa sempre iluminar o teu caminho.

Sabe Heitor, queria dizer-te, que não existe medida para o amor que tenho por você, ou para o sentimento de orgulho e profunda realização que me transborda a alma cada vez que olho para te e que não é possível definir em palavras o sentimento e prazer que tenho em cada um dos seus sorrisos, em cada uma das tuas palavras, em cada um dos teus gestos, na criança que foste, no adolescente que é hoje e no homem e referência em que te estás a transformar.

Heitor, ter um filho significa tanta coisa, imagine ter um filho como você! Gosto de pensar no orgulho que tenho quando te vejo fazendo o que acredita, tentando ser cada dia uma pessoa melhor. Tentar ser uma pessoa melhor todos os dias não é fácil, é uma batalha. Temos Heitor, que ser inclusive humildes para reconhecer que precisamos ser melhores. Há dias filho, que fazemos coisas que não nos orgulhamos muito e precisamos melhorar.

Heitor, nunca te esqueças, durante toda a tua vida de seres humilde, de teres um coração generoso, de saberes perdoar, de amares o teu próximo, de nunca te esqueceres que és especial para Deus, de seres tolerante, de seres educado, de teres fé, de seres trabalhador, de seres honesto, sincero e solidário, de teres o prazer em estudar e lutares sempre pelos teus sonhos e objetivos!

Heitor, queira agradecer-te por seres o meu melhor amigo e por aceitares que eu seja o teu, por seres a materialização de todos os meus sonhos, tudo que busquei na vida e muito mais, porque cada vez que me abraças fazes de mim o homem mais feliz e poderoso do universo, cada vez que me chamas fazes de mim um herói, porque és a melhor coisa que Deus me presenteou.

Heitor, queria dizer-te que tudo que fiz, mesmo quando errei e contrariei sua vontade, sempre tive o propósito de fazer de ti alguém melhor do que eu, pois vivo para te ver saudável e em paz, que nada neste mundo globalizado é mais importante que tu, que o meu temor, medo e pesadelo é perder-te, magoar-te ou afastar-te de mim.

Heitor, você sempre cresceu rápido, quer na altura física como moral e hoje com apenas 11 anos és um adolescente completo possuindo a coragem de um gigante, a ternura de um coração divino e a brandura dos grandes.

Heitor, não tenho receitas enlatadas ou conselhos sábios e vazios (que se perdem com o tempo, como as coisas sem consistência) para te dar, mas se a minha vontade te pesa nas decisões - então sê feliz - a vida tem formas estranhas de nos ensinar, e tudo o que precisas saber aprenderás no momento em que conheceres o teu filho, deixarás de pertencer a ti próprio e saberás que o amor não conhece limites ou barreiras.

Parabéns Heitor, parabéns Montoya, parabéns meu filho! Muitas felicidades hoje e sempre! Que tenha saúde, paciência, alegria e amor em quantidade inesgotáveis! O resto eu sei e tenho a real certeza que darás conta... És um gladiador, um vitorioso, um iluminado, um vencedor genuíno!

Um beijo carinhoso e um abraço apertado. Que tenhas um dia feliz e que Deus te guarde e abençoe em cada dia do teu viver.

Atenciosamente,
Teu amigo e pai.

P.S.

Heitor, algum tempo atrás li uma carta escrita por Lavi da Silva Barreto com o título: "Carta de um pai ao filho", e resolvi guardá-la para um dia presenteá-lo.

Hoje, no dia do seu aniversário, resolvi entregá-la junto com esse tratado ético, moral e fraternal que assinei com você no dia que você veio ao mundo, para encher o meu coração de alegria e felicidade.



CARTA DE UM PAI AO FILHO

Amado Filho,



O dia em que este velho já não for o mesmo, tenha paciência e me compreenda.

Q
uando eu derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenha paciência comigo e se lembre das horas que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas.


Se quando conversa comigo, repito e repito as mesmas palavras e sabes de sobra como termina, não me interrompas e me escute. Quand
o era pequeno, para que dormisse, tive que contar-lhe milhares de vezes a mesma estória até que fechasse os olhinhos.

Quando estivermos reunidos e, sem querer, fizer minhas necessidades, não fique com vergonha e compreenda que não tenho a culpo disto, pois já não as posso controlar.

Pensa quantas vezes quando menino te ajudei e estive pacientemente a seu lado esperando que terminasse o que estava fazendo.


Não me reproves porque não queira tomar banho; não me chames a atenção por isto.

Lembre-se dos momentos que te persegui e os mil pretextos que tive que inventar para tornar mais agradável o seu banho.


Quando me vejas inútil e ignorante na frente de todas as coisas tecnológicas que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário para não me machucar com o seu sorriso sarcástico.


Lembre-se que fui eu quem te ensinou tantas coisas.

Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem com o faz, são produto de meu esforço e perseverança.


Quando em algum momento, enquanto conversamos, eu chegue a me esquecer do que estávamos falando, me dê todo o tempo que seja necessário até que eu me lembre, e se não posso fazê-lo não fique impaciente; talvez não fosse importante o que falava e a única coisa que queria era estar contigo e que me escutasse nesse momento.

Se alguma vez já não quero comer, não insistas. Sei quando posso e quando não devo.


Também compreenda que, com o tempo, já não tenho dentes para morder, nem gosto para sentir.


Quando minhas pernas falharem por estarem cansadas para andar, dá-me sua mão
terna para me apoiar, como eu o fiz quando começou a caminhar com suas fracas perninhas.


Por último, quando algum dia me ouvir dizer que já não quero viver e só quero morrer, não te enfades. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com seu carinho ou o quanto te amei.


Trate de compreender que já não vivo, senão que sobrevivo, e isto não é viver.


Sempre quis o melhor para você e preparei os caminhos que deve percorrer.


Então pense que com este passo que me adianto a dar, estarei construindo para você outra rota em outro tempo, porém sempre contigo.


Não se sinta triste, enojado ou impotente por me ver assim. Dá-me seu coração, compreenda-me e me apóie como o fiz quando começaste a viver.

Da mesma maneira que te acompanhei em seu caminho, te peço que me acompanhe para terminar o meu.

Dê-me amor e paciência, que te devolverei gratidão e sorrisos com o imenso amor que tenho por você.

Atenciosamente,
Teu Velho 








2 comentários :

Gutemberg Dias disse...

Grande Carlos Escossia antes mesmo de parabenizar Heitor, lhe parabenizo por essa grande declaração de amor por seu filho. Sou pai e sei o que escreves. Quanto ao Montoya diga a esse cabra que mando um abraço e que tenha muitos anos de vida torcendo pelo Vasco rs..rs..

Ricardo Borges disse...

Amigo Carlos Escóssia,
Parabéns ao seu grande herdeiro pelo aniversário hoje, 18/11. Além da sua demonstração de amor pelo seu filho, esse texto de Lavi da Silva Barreto "Carta de um pai ao filho", é uma verdadeira aula de relacionamento "Pai & Filho". Parabéns amigão, um abraço amigo para Você e toda sua Família.
De quem lhe admira,
Borjão