terça-feira, 16 de novembro de 2010

UFERSA FIRMA PARCERIA COM A MARINHA PARA CURSO DE G.P.S.



O projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que tem a frente os estudantes de Engenharia de Pesca, voltou no último final de semana a mais uma localidade, com o curso que aprimora pescadores ao uso do G.P.S. - Sistema de Posicionamento Global ou Geo-Posicionamento por Satélites. Dessa vez a cidade contemplada foi Areia Branca. O curso faz parte da disciplina Navegação II, ministrada pelo professor Marcelo Augusto.

O curso tem carga-horária de 16 horas e foi ministrado entre os dias 11 e 12 de Novembro, para uma turma de 20 pessoas entre pescadores, tripulantes da lancha da Capitania dos Portos e profissionais da Marinha Mercante.

Segundo o Professor Marcelo Augusto, o objetivo principal desse projeto é mostrar a presença da Universidade nas ações com a sociedade. Fazer o conhecimento teórico a se fazer presente na prática do mar. “A Universidade ensina como fazer, porém, nas atividades de extensão o estudante aprende a fazer”, explica o professor.

A cidade de Areia Branca, além da produção de sal, é reconhecida também pela pesca da Lagosta, com essa atividade voltada para economia de subsistência. A pesca é feita com o uso do manzuá, uma espécie de armadilha que fica no mar por vários dias e é usada para retenção do crustáceo.

Luiz Lucivaldo, 35 anos, é pescador e diz que essa forma de pesca é permitida pela Marinha, mas que sua principal dificuldade é como localizar esse instrumento que é deixado submerso. “Com o GPS fica difícil perder o material”, celebra Lucivaldo.

O curso foi dividido entre aulas teóricas e práticas o que aperfeiçoou os alunos que não haviam ainda tido contato com o GPS. “Esse curso é muito importante para que eu possa operar o equipamento. Já aprendi muita coisa. Nunca tinha usado um GPS. Agora posso manuseá-lo”, afirma João Maria, pescador de 52 anos.

Além de pescadores, o curso teve também a participantes da Marinha, que aprimoraram também o uso do aparelho. A Capitania dos Portos disponibilizou além da sala Tenente Marconi do Ensino Profissional Marítimo e uma lancha usada para as aulas práticas. 

“O curso é muito proveitoso não somente para os pescadores, mas também para nós da Capitania dos Portos”, explanou o marinheiro Luciano Davi.


A abertura e o encerramento contaram com a presença do Capitão-Tenente Cavalcante, responsável pela Agência da Capitania em Areia Branca. Ele agradeceu a UFERSA a oportunidade que a Marinha teve de contribuir para esse curso. Ele falou da importância de multiplicar esse conhecimento para outros pescadores que não puderam participar.

Para os estudantes de Engenharia de Pesca, Talita Pinheiro, Ítala de Oliveira e Daniel Barreto a importância desse curso é a troca de experiências entre a Universidade e os pescadores. “Para nós alunos é muito importante essa troca de experiências. Nós com a base teórica e eles com o conhecimento prático”, comenta Daniel com o mesmo pensamento de Talita. O curso já havia passado pelas praias de Ponta do Mel, também no município de Areia Branca, e Peroba na cidade de Icapuí-CE.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA - Passos Junior 




Nenhum comentário :