sábado, 4 de setembro de 2010

GRITO DOS EXCLUIDOS - MOSSORÓ



Movimentos sociais se preparam para o 16º 
Grito dos/as Excluídos/as de Mossoró no próximo dia 07

No domingo e na segunda-feira serão realizados dois Pré-Gritos com ato de encerramento das atividades 2010

“Queremos este ano um Grito sem repressão da polícia. Queremos que esse ato seja visto pela polícia e pela sociedade como um espaço democrático, onde todos os movimentos sociais tenham voz e vez, e acima de tudo, liberdade para expor suas temáticas e dramas sociais”. É assim que Carlos Antonio, da comissão organizadora do Grito dos/as Excluídos/as de Mossoró, almeja que o movimento ocorra no próximo dia 07 de setembro, dia do desfile cívico-militar de comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

Como forma de garantir esse espaço, mais uma vez a comissão do Grito se propôs a negociar antecipadamente um espaço no desfile do dia 7. “Nós gostaríamos de ter esse local garantido para podermos reivindicar nossos direitos e fortalecer nossas lutas. Mas, estamos ainda aguardando uma resposta da Prefeitura”, afirma Lidiane Samara, também da organização do Grito e militante da Marcha Mundial das Mulheres, lembrando que na edição do ano passado o movimento foi repreendido e impedido de entrar no desfile, tendo ainda alguns participantes agredidos pela polícia. 

DESFILE

A maior bandeira do Grito deste ano é contra o latifúndio, que está sendo ressaltada no plebiscito popular Pelo Limite da Propriedade da Terra. A votação começou no dia 01 de setembro e segue até o próximo dia 12 do corrente mês. Em Mossoró, são diversas urnas fixas e itinerantes espalhadas por toda a cidade, assentamentos e comunidades rurais. 

Outros movimentos e entidades também irão reivindicar suas lutas, como o MST, que destaca a violência nos conflitos de terra e também o SINTE, que busca uma solução urgente junto à Secretaria de Educação para o CAIC do Belo Horizonte, que está ameaçado de ter suas portas fechadas por falta de estrutura.

Segundo a comissão organizadora, o Grito terá concentração às 7h em frente ao Ginásio Poliesportivo Eng. Pedro Ciarlini e logo após o desfile pela Av. Alberto Maranhão, terá um ato de encerramento na praça do Alto da Conceição.

PRÉ-GRITOS

Desde o ano passado são realizadas as atividades chamadas de “Pré-Gritos” que tem como objetivo organizar as comunidades e mobilizar as pessoas para a participação no dia 07 de setembro. Este ano já foi realizado um Pré-Grito, que levou os/as moradores/as da comunidade do Tranquilim a reivindicar as casas de alvenaria prometidas pelo governo municipal. Essa mesma reclamação é tema do Pré-Grito que será realizado no próximo domingo, 05/09, na comunidade do Tranquilim, às 14h.

Na segunda-feira, 06/09 haverá o último Pré-Grito desse ano. A mobilização começará com um ato público, às 16h, na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), de onde os participantes sairão em caminhada até a Catedral e finalizam com uma celebração de encerramento das atividades do Grito 2010. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Leilane Andrade:

Nenhum comentário :