CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LIDERA
RANKING DE QUEIXAS DE CLIENTES
Após cinco meses de liderança do banco BMG, a Caixa Econômica
Federal ficou em primeiro lugar em dezembro no ranking de queixas entre
bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento, divulgado
mensalmente, foi publicado nesta quinta-feira (15) pelo Banco Central
(BC).
A alteração na posição dos bancos ocorreu porque as
reclamações contra o BMG passaram a ser contabilizadas no ranking dos
bancos com menos de 2 milhões de clientes.
Nessa lista, a
instituição ocupou o quinto lugar entre as mais reclamadas. O BMG
registrou 97 queixas em dezembro, e alcançou um índice de reclamações de
50,37%, de acordo com metodologia do BC.
Já a Caixa Econômica teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%.
Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte ficou o Banrisul, com 40 queixas e índice de 10,3%.
Em terceiro, o Santander, com 300 queixas e pontuação de 9,54%.
Por fim, o HSBC teve 81 queixas e índice de 8%, e o Bradesco, 425 queixas e pontuação de 5,69%.
Como o índice é calculado
O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes.
Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de
clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição
financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido
alvo de mais reclamações em números absolutos.
A restrição à
realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro
lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 654
queixas por este motivo em dezembro.
Em segundo lugar, ficaram
as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou
legitimidade das operações, com 541 reclamações.
O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 262 registros.
Por fim, descumprimento de prazo para responder reclamações e cobrança
de tarifa por serviços não contratados ocuparam o quarto e quinto
lugares, respectivamente com 135 e 127 queixas. No total, houve 3.333
queixas procedentes.
Fonte: Agência Brasil
Por Mariana Branco
Por Mariana Branco
Nenhum comentário :
Postar um comentário