quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LIDERA 

RANKING DE QUEIXAS DE CLIENTES


Após cinco meses de liderança do banco BMG, a Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar em dezembro no ranking de queixas entre bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento, divulgado mensalmente, foi publicado nesta quinta-feira  (15) pelo Banco Central (BC).

A alteração na posição dos bancos ocorreu porque as reclamações contra o BMG passaram a ser contabilizadas no ranking dos bancos com menos de 2 milhões de clientes.

Nessa lista, a instituição ocupou o quinto lugar entre as mais reclamadas. O BMG registrou 97 queixas em dezembro, e alcançou um índice de reclamações de 50,37%, de acordo com metodologia do BC.

Já a Caixa Econômica teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%.

Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte ficou o Banrisul, com 40 queixas e índice de 10,3%.

Em terceiro, o Santander, com 300 queixas e pontuação de 9,54%.

Por fim, o HSBC teve 81 queixas e índice de 8%, e o Bradesco, 425 queixas e pontuação de 5,69%.

Como o índice é calculado


O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes.

Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 654 queixas por este motivo em dezembro.

Em segundo lugar, ficaram as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações, com 541 reclamações.

O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 262 registros.

Por fim, descumprimento de prazo para responder reclamações e cobrança de tarifa por serviços não contratados ocuparam o quarto e quinto lugares, respectivamente com 135 e 127 queixas. No total, houve 3.333 queixas procedentes.

Fonte: Agência Brasil
Por Mariana Branco


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