PREFEITURA DE MOSSORÓ GASTA
MAIS DE R$ 5 MILHÕES EM
PUBLICIDADE EM 2013
Em um ano a Prefeitura de Mossoró gastou 5.689.172,65 em publicidade.
O volume é insignificante do ponto de vista do total do Orçamento Geral
do Município (OGM) de quase R$ 400 milhões usados até aqui, mas se
comparado com o que o município usou para ajudar a manter a Liga de
Estudos e Combate ao Câncer é por demais significativo.
A título de
comparação, uma das primeiras medidas do prefeito interino foi quitar
uma dívida de R$ 25 mil com a Liga em 11 de dezembro. O valor, que se
quitado mensalmente totalizaria R$ 300 mil/ano, ajudou a custear 81
cirurgias de 120 pendentes.
O exemplo da Liga do Câncer não foi
escolhido à toa. É que a administração da prefeita afastada Cláudia
Regina (DEM) passou boa parte do ano atrasando os pagamentos à entidade.
Mas outros exemplos para comparar com a comunicação poderiam ser usado
como a Fundação Vingt-un Rosado que teve um convênio reduzido de R$ 18
mil para R$ 10 mil.
DESTINO
A maioria dos recursos da publicidade
foram encaminhados para a Art & C Comunicação Integrada Ltda. Foram
R$ 3.109.915,07 pagos ao longo do ano. Mais da metade do orçamento para a
divulgação municipal.
A agência foi a responsável pela campanha
eleitoral de Cláudia Regina nas eleições de 2012. Ela pertence a Arturo
Arruda, filho do jornalista Cassiano Arruda Câmara, que, por sua vez, é
sogro do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB).
Quem
ficou em segundo lugar no ranking das agências que pegaram a maior
parte dos recursos para a propaganda foi a J. C. DOS SANTOS - C & S
Assessoria e Comunicação. A empresa abocanhou R$ 1.681.854,47.
A agência pertence ao jornalista César Santos, proprietário do Jornal De Fato.
A
terceira empresa a receber mais recursos da Prefeitura de Mossoró é a
FAZ Propaganda, do jornalista Ricardo Rosado, um dos sócios do Portal No
Ar. Ela recebeu 57.580,98.
A maioria dos demais pagamentos foi feito a pessoas físicas.
Prefeito interino corta recursos
para garantir UPA do BH
Na semana passada o prefeito interino Francisco José Júnior (PSD)
anunciou cortes de R$ 1,5 milhão na comunicação. Uma das explicações é
de que com os recursos economizados daria para abrir a Unidade de Pronto
Atendimento (UPA) do Belo Horizonte até o mês de fevereiro.
Segundo o
prefeito interino, em coletiva na última terça-feira, ele economizará
os recursos para obter os quatro meses de manutenção da UPA como
contrapartida para receber a verba federal a partir do quinto mês de
funcionamento.
A secretária de Comunicação Mirella Ciarlini explicou
que há um novo planejamento em curso. "Nós acreditamos mais em
divulgação de campanhas. Não tenho como avaliar os critérios que eles
(equipe de Cláudia) usavam. Estamos preocupados com uma comunicação que
chegue à população", frisou.
Ela disse ainda que pediu às agências
que mantenham contratos com os veículos de comunicação respeitando a
abrangência de cada um deles. "Nosso planejamento é voltado para
estratégias de divulgação", concluiu.
Ex-secretário de Comunicação diz que
recursos são pequenos
Ex-secretário de Comunicação, Julierme Torres explicou que o volume
de recursos para a comunicação esteve abaixo do esperado ao longo deste
ano.
Segundo ele, para que toda a demanda fosse atendida era
necessário um volume maior de recursos. "Se você pegar uma Prefeitura do
porte da de Mossoró verá que é muito pouco o que gastamos. Não chegamos
a 1% do Orçamento Geral do Município", frisou.
Ele citou que a
administração tem a necessidade de fazer campanhas nas áreas de
educação, saúde, trânsito e divulgação de eventos como Festa da
Liberdade e Mossoró Cidade Junina.
Para ele o ideal era que fosse pelo menos 2% do Orçamento para a comunicação.
De
acordo com Julierme, o volume seria ainda menor se comparado com os
gastos da Câmara Municipal, presidida nos últimos dois anos pelo
prefeito interino Francisco José Júnior (PSD). "Se comparar com a Câmara
Municipal você verá que ela gasta 10% do duodécimo (repasse mensal do
Executivo ao Legislativo) em comunicação", frisou.
Fonte: O Mossoroense
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