domingo, 29 de dezembro de 2013

 PREFEITURA DE MOSSORÓ GASTA

 MAIS DE R$ 5 MILHÕES EM 

PUBLICIDADE EM 2013


Em um ano a Prefeitura de Mossoró gastou 5.689.172,65 em publicidade. O volume é insignificante do ponto de vista do total do Orçamento Geral do Município (OGM) de quase R$ 400 milhões usados até aqui, mas se comparado com o que o município usou para ajudar a manter a Liga de Estudos e Combate ao Câncer é por demais significativo.
 
A título de comparação, uma das primeiras medidas do prefeito interino foi quitar uma dívida de R$ 25 mil com a Liga em 11 de dezembro. O valor, que se quitado mensalmente totalizaria R$ 300 mil/ano, ajudou a custear 81 cirurgias de 120 pendentes.
 
O exemplo da Liga do Câncer não foi escolhido à toa. É que a administração da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) passou boa parte do ano atrasando os pagamentos à entidade. Mas outros exemplos para comparar com a comunicação poderiam ser usado como a Fundação Vingt-un Rosado que teve um convênio reduzido de R$ 18 mil para R$ 10 mil.

DESTINO

A maioria dos recursos da publicidade foram encaminhados para a Art & C Comunicação Integrada Ltda. Foram R$ 3.109.915,07 pagos ao longo do ano. Mais da metade do orçamento para a divulgação municipal.
 
A agência foi a responsável pela campanha eleitoral de Cláudia Regina nas eleições de 2012. Ela pertence a Arturo Arruda, filho do jornalista Cassiano Arruda Câmara, que, por sua vez, é sogro do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB).
 
Quem ficou em segundo lugar no ranking das agências que pegaram a maior parte dos recursos para a propaganda foi a J. C. DOS SANTOS - C & S Assessoria e Comunicação. A empresa abocanhou R$ 1.681.854,47.
 
A agência pertence ao jornalista César Santos, proprietário do Jornal De Fato.
 
A terceira empresa a receber mais recursos da Prefeitura de Mossoró é a FAZ Propaganda, do jornalista Ricardo Rosado, um dos sócios do Portal No Ar. Ela recebeu 57.580,98.
 
A maioria dos demais pagamentos foi feito a pessoas físicas.

Prefeito interino corta recursos
 para garantir UPA do BH

Na semana passada o prefeito interino Francisco José Júnior (PSD) anunciou cortes de R$ 1,5 milhão na comunicação. Uma das explicações é de que com os recursos economizados daria para abrir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte até o mês de fevereiro.
 
Segundo o prefeito interino, em coletiva na última terça-feira, ele economizará os recursos para obter os quatro meses de manutenção da UPA como contrapartida para receber a verba federal a partir do quinto mês de funcionamento.
 
A secretária de Comunicação Mirella Ciarlini explicou que há um novo planejamento em curso. "Nós acreditamos mais em divulgação de campanhas. Não tenho como avaliar os critérios que eles (equipe de Cláudia) usavam. Estamos preocupados com uma comunicação que chegue à população", frisou.
 
Ela disse ainda que pediu às agências que mantenham contratos com os veículos de comunicação respeitando a abrangência de cada um deles. "Nosso planejamento é voltado para estratégias de divulgação", concluiu.

Ex-secretário de Comunicação diz que
 recursos são pequenos

Ex-secretário de Comunicação, Julierme Torres explicou que o volume de recursos para a comunicação esteve abaixo do esperado ao longo deste ano.
 
Segundo ele, para que toda a demanda fosse atendida era necessário um volume maior de recursos. "Se você pegar uma Prefeitura do porte da de Mossoró verá que é muito pouco o que gastamos. Não chegamos a 1% do Orçamento Geral do Município", frisou.
 
Ele citou que a administração tem a necessidade de fazer campanhas nas áreas de educação, saúde, trânsito e divulgação de eventos como Festa da Liberdade e Mossoró Cidade Junina.
 
Para ele o ideal era que fosse pelo menos 2% do Orçamento para a comunicação.
 
De acordo com Julierme, o volume seria ainda menor se comparado com os gastos da Câmara Municipal, presidida nos últimos dois anos pelo prefeito interino Francisco José Júnior (PSD). "Se comparar com a Câmara Municipal você verá que ela gasta 10% do duodécimo (repasse mensal do Executivo ao Legislativo) em comunicação", frisou.

Fonte: O Mossoroense 

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