sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fato Econômico


   FATO ECONÔMICO


CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA


Embora aparente, como na concorrência perfeita, uma estrutura de mercado em que exista um número elevado de empresas - a concorrência perfeita - caracteriza-se  pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximo. Por exemplo, diferentes marcas de cervejas, de refrigerantes. Trata-se, assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita, na qual se supõe um produto homogêneo, produzido por todas as empresas.

Na concorrência monopolista, cada empresa tem determinado poder sobre a fixação de preços, ou seja, a curva de demanda com a qual se defronta é negativamente inclinada, embora bastante elástica, pois a existência de substitutos próximos permite aos consumidores alternativas para fugirem de aumentos de preço.

A diferenciação de produtos pode ocorre por características físicas, pela embalagem, ou pelo esquema de promoção de vendas. Da mesma forma que no modelo da concorrência perfeita, prevalece a suposição de que não existem barreiras à entrada de empresas, o que significa, a longo prazo, uma tendência para a existência de lucros normais - receita total igual a custo total - não surgindo lucros extraordinários.


Nenhum comentário :