quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

.


TAXA DE JUROS A PESSOA

 FÍSICA SOBE EM JANEIRO

A taxa de juros cobrada das famílias ficou em 24,6% ao ano em janeiro, alta de 0,3 ponto percentual, em relação a dezembro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central (BC). No caso das empresas, a taxa de juros ficou em 13,9% ao ano, alta de 0,6 ponto percentual na comparação com o mês anterior. A taxa média de juros para empresas e pessoas físicas, chegou a 18,5% ao ano, aumento de 0,5 ponto percentual no mês. Essa taxa média geral subiu depois de dez meses seguidos de queda.

O estoque total de crédito no Brasil ficou estável em janeiro ante dezembro, chegando a R$ 2,367 trilhões, ou 53,2% do Produto Interno Bruto (PIB), informou o BC. A taxa de inadimplência ficou em 5,6% em janeiro, estável em relação sobre dezembro.

 O mesmo aconteceu com os atrasos de pagamentos total, incluindo recursos direcionados também, cuja taxa permaneceu em 3,7% no período. Ainda segundo o BC, o spread bancário - diferença entre o custo de captação e o efetivamente cobrado pelos bancos - no segmento de recursos livres ficou em 18,3 pontos percentuais no mês passado, ante 17,6 pontos percentuais em dezembro

.O spread em operações de crédito direcionado ficou em 3,1 pontos em janeiro, ante 2,4 pontos do mês anterior. Já o spread total, incluindo os segmentos livre e direcionado, ficou em 12,2 pontos no mês passado, ante 11,5 pontos em dezembro.

No segmento de recursos livres, a taxa de juros ficou em 26,1%, maior que os 25,3% em dezembro. No segmento do crédito direcionado, a taxa de juros foi de 7,2% em janeiro, frente a 7% em dezembro.

O BC projeta para este ano expansão moderada do crédito com previsão de crescimento de 14%, após o aumento de 16,2% em 2012. 

Com informações da Agência Brasil.


Nenhum comentário :