quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

.


AGRICULTURA FAMILIAR VAI

 GANHAR ESPAÇO NA EXPOFRUIT 2013


Com uma reunião na reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi dada largada nesta quarta-feira, 27, para os preparativos da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada 2013, que esse ano vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de julho em Mossoró. Durante o encontro, com representantes do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte – Coex, Sebrae, Ufersa, Governo do Estado e Prefeitura de Mossoró, foram definidas as atribuições de cada seguimento na organização da Feira.

“É com grande satisfação que mais uma vez a Ufersa participa da Expofruit que é de grande importância para Mossoró, bem como para o Estado e para o país”, afirmou o reitor da Universidade, professor José de Arimatea de Matos. Como vem acontecendo nos últimos anos, caberá a Ufersa a organização da programação científica. “Toda a programação científica está sendo organizada pelos concluintes do curso de Agronomia”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Luiz Cordeiro.

Durante a reunião, o presidente do Coex Segundo de Paulo, anunciou a necessidade para uma nova roupagem na Expofruit 2013 que esse ano dará um incremento nas negociações regionais e nacionais, inclusive, com uma atenção especial para a agricultura familiar. “Precisamos atender a outros seguimentos, reunindo toda a cadeia produtiva, proporcionando dessa forma, benefícios para os produtores locais”, salientou.

Outra novidade é a abertura que a partir desse ano será com uma palestra, em substituição a abertura oficial com os discursos das autoridades. Seguida por visita aos stands que serão montados no Expocenter, nas dependências da Ufersa. A expofruit tem investimento médio de R$ 700 mil.

O diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, ressaltou que a maior atração da Expofruit é a geração de negócio no setor da fruticultura. “A integração e o fortalecimento é o nosso maior objetivo, daí, a importância de um olhar diferenciado para o mercado nordestino e brasileiro”, afirmou, reforçando como principal meta “é fechar negócios”. “Não podemos fugir dessa linha, vamos buscar novas possibilidades com a participação de toda a cadeia produtiva”, reforçou.

Na reunião também ficou acertado a participação do Sebrae nas áreas de negócios e contatos internacionais. Já o Coex responderá pelas rodadas de negociações e, o governo do Estado e a Prefeitura pela mobilização das caravanas. A próxima reunião com os organizadores da Expofruit 2013 foi marcada para o dia 8 de março, às 9h da manhã, no Sebrae Mossoró.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA
Jornalista Passos Júnior


Nenhum comentário :