quinta-feira, 31 de maio de 2012

.



MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES



 122 - 09.05.1909

Instalação do Grupo Escolar 30 DE SETEMBRO, o segundo estabelecimento no gênero criado no Estado pelo Governador Alberto Maranhão, realizada no prédio da Prefeitura de Mossoró.  A cerimônia foi presidida pelo Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros, Diretor de instrução  no Estado.  Falaram no ato, o Dr. Felipe Guerra, Juiz de Direito da Comarca, representando o Governador do Estado, o Professor Lourenço Gurgel do Amaral, seu primeiro Diretor.  O Grupo Escolar 30 de SETEMBRO teve seus primeiros professores , nomeados na mesma oportunidade, que foram as educadoras Maria Leão e Perpétua de Souza Noronha.

123 - 26.09.1909

Falece em João Pessoa (PB), o educador Antonio Gomes de Arruda Barreto, ex-diretor do Colégio 7 de Setembro, que funcionou nesta cidade entre os anos de 1900 a 1904.  Era grande latinista e  jornalista, tendo sido um dos redatores de O MOSSOROENSE na fase de sua restauração, em junho de 1902.   Mossoró presta homenagem de muito respeito à figura veneranda do querido mestre, dando seu nome a um dos nossos logradouros e um estabelecimento de ensino, tendo seu busto em bronze na Faculdade de Enfermagem, local onde funcionou o Colégio 7 de Setembro.

124 - 15.10.1909

Mossoró registrou com profundo pesar o falecimento de duas prestimosas damas de sua sociedade: D.Francisca Veras de Almeida Castro, (D.Francisquinha), esposa do Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro e D. Apolônia de Nóbrega Gurgel, esposa do Cel. Francisco Gurgel de Oliveira.  O destino uniu na morte, as esposas de dois chefes políticos, sempre palmilhando caminhos diferentes

125 - 07.11.1909

Fundada a Sociedade de Tiro de Guerra, confederada em 1911, sob o número 42, no Governo do Presidente Marechal Hermes da Fonseca.

126 - 15.11.1909

O mossoroense, então Capitão Alípio Bandeira, juntamente com Olavo dos Guimarães Bilac e Manoel Bandeira, subscrevem manifesto à nação, instituindo o Dia da Bandeira, a 19 de novembro.

127 - 15.11.1909

O Governador Alberto Maranhão, cria pela Lei-Decreto nº 180, o Grupo Escolar 30 de Setembro, instalado somente a 12 de maio de 1909.  Foi o segundo estabelecimento de ensino do gênero, a ser criado em todo Estado do Rio Grande do Norte

128 - 07.01.1910

Falece o Cel. Gurgel de Oliveira, político de incontestável prestígio no Estado e chefe situacionista de Mossoró.  O Cel. Francisco Gurgel nasceu em Caraúbas no dia 7 de setembro de 1848.  Foi o primeiro político mossoroense a ter ascenção ao governo do Rio Grande do Norte, na qualidade de segundo Vice-Presidente, chegando a administrar o estado no período de 6 de agosto a 9 de setembro de 1891.  Foi Presidente da Câmara Municipal de Mossoró no quadriênio 1877/1880, tendo como companheiros do legislativo, os intendentes Alexandre de Souza Nogueira, Antonio Ferreira Borges, Joaquim Etelvino da Cunha, Francisco da Rocha Freire, Alexandre Soares do Couto, Idalino Alves de Oliveira, Antonio Nunes de Medeiros e Faustino Filgueira de Melo.   Teve que enfrentar período calamitoso, como o registrado pela seca dos dois sete, quando Mossoró se viu assolado por levas de retirantes procedentes de cidades do nosso sertão e Estados vizinhos, em número que se elevou a 70.000, dos quais, nada menos da metade morreu entre janeiro de 1878 a outubro de 1879, dizimados pela epidemia reinante.      Mesmo assim conseguiu verbas e auxílios do Governo da Província, quando foi constituída uma comissão de Socorros Públicos chefiada por Dr. Manuel Hemetério Raposo de Melo, com cuja ajuda foi construído o prédio da Cadeia, além de serem feitos outros melhoramentos na cidade e no município.  O Cel. Francisco Gurgel, cujo nome está arraigado a Mossoró, que tem uma das suas principais artérias com o seu nome, foi chefe do Partido Conservador,  Deputado pelo Rio Grande do Norte em 1894, formando na mesma representação no legislativo seguinte (1897/1899).  Com a queda do Partido Conservador e conseqüente implantação do regime republicano, o Cel. Gurgel conservou-se no ostracismo, passando a residir na povoação de São Sebastião, onde se dedicou a outras atividades.     Era integrante da Guarda Nacional e foi elemento de destaque na libertação dos escravos em 1883.  Seu óbito ocorreu em Mossoró.

  Enviado por Steverson Aquino

Nenhum comentário :