terça-feira, 29 de maio de 2012

.




MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES


116 - 23.08.1908

Fundação da Sociedade Musical  ˜Charanga de Mossoro˝, sendo escolhida sua primeira diretoria, encabeçada pelo industrial Hemetério Leite como Presidente.

117 - 11.09.1908

Fundação da Sociedade Musical ˜Fenix Mossoroense˝, dirigida pelo maestro Alpiniano de Albuquerque, em solenidade a que estiveram presentes inúmeras pessoas ilustres da cidade que passaram a integram sua primeira diretoria.

118 - 04.11.1908

Falece em Mossoró o Cel. Francisco Antonio Martins de Miranda (Velho Miranda), nascido a 26 de julho de 1826, no Porto de Reitis (Portugal).  Desde jovem fixou residência em Mossoró, onde se tornou grande proprietário e foi comerciante. Era portador de apreciável fortuna e teve gesto magnânimo ao deixar parte de seus haveres para distribuir com a pobreza, tendo ainda pedido em testamento  que seu esquife fosse levado ao cemitério da cidade por seis trabalhadores, recebendo cada um a importância de dois mil réis.  E assim foi cumprida sua última vontade.

119 - 31.03.1909

É assassinado no porto de Areia Branca, o mossoroense Celso de Souza Nogueira, filho do prócer abolicionista e ex-comerciante desta praça, Alexandre de Souza Nogueira.   O trágico acontecimento causou grande consternação nos círculos sociais mossoroenses, onde eram benquistos o jovem vitimado e o autor do crime, o português Artur Cândido.

120 - 03.05.1909

Falece o maestro Alpiniano de Albuquerque, regente da Banda de Música  ˜Fênix Mossoroense˝.  Era natural de Triunfo (Augusto Severo), aqui fixando residência trazido por elementos sociais para reger a organização musical em referencia, dando à mesma todo seu empenho e operosidade.  Seu sepultamento teve a presença das duas bandas de música da cidade, tendo a ˜Charanga˝, regida pelo maestro Canuto Bezerra, executado durante todo o trajeto a marcha fúnebre de Chopin, enquanto os músicos da ˜Fênix˝ acompanhavam o esquife com os seus instrumentos envoltos em crepe, numa última homenagem ao seu diretor.    As bandas de música eram rivais extremadas, somente por muito empenho de terceiros sendo conseguido a participação da ˜Charanga˝ nos funerais do maestro Alpiniano de   Albuquerque.

121 - 09.05.1909

Afogamento no rio Mossoró, dos irmãos Astério Pinto Filho e José Pinto, de 11 e 13 anos respectivamente, filhos do advogado e político  Astério de Souza Pinto.  Eram alunos do Grupo Escolar 30 DE SETEMBRO, tendo após as aulas saído com alguns colegas para o banho no rio, quando foram arrebatados pela morte.  Estão sepultados em Mossoró, em túmulo onde foi colocada uma lápide com o verso: ˜Dormem aqui nas solidões brumosas / pelo tufão da morte arrebatadas / duas pobres crianças desditosas / duas rosas apenas desabrochadas˝ 

Enviado por Steverson Aquino 



Nenhum comentário :