ESTUDANTE DA UFERSA VENCE
PRÊMIO NACIONAL DE PESQUISA
PRÊMIO NACIONAL DE PESQUISA
O estudante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, José Renato Gurgel Godeiro, concluinte do curso de Medicina Veterinária, foi vencedor do Prêmio Universitário Equalis 2010. O concurso, de artigos científicos, visa o incentivo e propagação da pesquisa no campo das ciências agrárias. A premiação é atribuída por estado e consiste em bolsas de estudo em uma pós-graduação oferecida pela Equalis, Ensino e Qualificação Superior, aos três primeiros artigos classificados.
Depois de ter sido o primeiro lugar do Rio Grande do Norte com o trabalho intitulado “Estudo comparativo da reação tecidual induzida entre os fios de nylon e quitosana em suturas no peritônio de ratos”, José Renato ganhou passagens ida e volta, além de hospedagem com alimentação, para entrega do prêmio nacional, realizado em Recife-PE, no último dia 28 de janeiro, onde ganhou o prêmio máximo do concurso.
José Renato explica que o objetivo da pesquisa era avaliar a reação tecidual entre os fios de nylon, já comercializado, com o de quitosana, que é um fio experimental, em suturas no peritônio de ratos, área de transição entre a pele e as vísceras do animal.
“Esse fio de quitosana é derivado da quitina, que é parte estrutural da carapaça de crustáceos, como o camarão e o caranguejo, e que apresenta como propriedades a ação cicatrizante, antimicrobiana, entre outros. Como resultado, o fio de quitosana apresentou melhores respostas teciduais quando comparado ao fio de nylon”, explica José Renato.
O estudante teve como orientador do trabalho o professor de Patologia Veterinária, Drº Joel Soares Batista, além dos colaboradores Rivelino Vardier Dantas Montenegro, Anderson Eufrásio da Silva, Tiago da Costa Dantas, Taciana de Melo Fernandes Silva, Parmenedes Dias de Brito e Josué Oliveira Moreira, todos estudantes do Departamento de Ciências Animais da UFERSA.
O pesquisador avalia o prêmio como uma conquista não apenas dele, mas também de todos que contribuíram para esse triunfo como os colaboradores, o professor Joel Soares Batista e a UFERSA. “Estou honrado com a escolha do meu trabalho e quero dizer que essa premiação será de extrema importância para dar continuidade a minha vida acadêmica”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA - Passos Junior
















































Nenhum comentário :
Postar um comentário