quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ECONOMIA SIMPLIFICADA

 Carlos Escóssia

TÍTULOS VERSUS TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA E  DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
 
  

Títulos
  - São papéis vendidos pelos governos ou empresas ao mercado financeiro para obter recursos financeiros. 
 
Um título é como se fosse um contrato de empréstimo no qual o tomador do recurso faz uma promessa de pagamento, à ordem da importância emprestada, acrescida de juros convencionais (estipulados no contrato), caso este título seja prefixado, e dos juros mais correção monetária, caso seja pós-fixado.
 
Títulos da Dívida Externa ou Bradies Brandies - São os nomes dos títulos que foram emitidos, a partit de 1994, por países emergentes na renegociação de suas dívidas externas no âmbito do Plano Brady. 
 
Esses títulos são colocados à disposição dos credores internacionais das dívidas soberanas no processo de reestruturação das parcelas vencidas e não paga. 
 
Os bradies brasileiros apresentam grande liquidez, sendo os títulos de mercado emergente mais negociados nos Estados Unidos. 
 
Por isso, seus preços são considerados como referência para o apetite a risco dos investidores americanos.
 
Títulos de Desenvolvimento Econômico (TDE) - Título emitido por Banco Múltiplo com carteiras de investimentos ou desenvolvimento, Bancos de Investimento e Bancos de Desenvolvimento. 
 
Têm a finalidade de canalizar recursos para os projetos de desenvolvimento credenciados pelo Programa de Fomento à Competitividade Industrial (PFCI). 
 
É componente obrigatório das carteiras dos Fundos de Aplicação Financeira.

Nenhum comentário :