terça-feira, 31 de agosto de 2010

PLEBISCITO



Começa amanhã votação do plebiscito popular Pelo Limite da Propriedade da Terra

O Grito dos/as Excluídos/as e o Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo estão organizando este ano o plebiscito popular Pelo Limite da Propriedade da Terra, que tem votação entre os dias 01 e 07 de setembro.  O objetivo da consulta popular é assegurar na Constituição Federal o limite da propriedade da terra em 35 módulos fiscais, acima disso seria destinado ao patrimônio público para fins da reforma agrária.

 A consulta popular 2010 se baseia nas estatísticas do Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, em 2006. Segundo os dados, menos de 3% da população brasileira detém mais de 50% das terras. “Precisamos acabar com a desigualdade social que começa na estrondosa concentração de terras. É importante que as pessoas participem e opinem para que possamos suscitar na sociedade o debate sobre a necessidade de reforma agrária e levar à classe política a tomar um posicionamento acerca do assunto”, afirma João Paulo, da Pastoral Operária. 

           O grande latifúndio tem gerado conflitos e violência no campo. Nos últimos 25 anos, 1.546 trabalhadores/as rurais foram assassinados/as no Brasil, 422 pessoas presas e 2.709 famílias expulsas de suas terras, além de ter sido registrada em grandes fazendas a ocorrência de 163 pessoas trabalhando em condições de escravidão.

Vários países já adotaram esse limite e a medida deu certo, como foi o caso da Itália, Japão, Cuba, Filipinas. É chegada a vez de o Brasil decidir também sobre essa importante questão para a reforma agrária. O site para obter mais informações sobre o plebiscito é www.limitedaterra.org.br. 

COMO PARTICIPAR?

Para participar do plebiscito popular é preciso apresentar um documento de identificação (RG ou CPF) e se dirigir a alguma das diversas urnas distribuídas pela cidade.

Na hora de votar, o/a cidadão/ã receberá uma cédula para responder marcando “sim” ou “não” em duas perguntas: 1) Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?; 2) Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

CONFIRA OS LOCAIS DE URNAS EM MOSSORÓ:

LOCAL DE URNAS
OBSERVAÇÕES
Sede do Sindicato dos Comerciários – SECOM
Urna fixa e itinerante coletando votos dos/as comerciários/as
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e FETAM
Urna fixa e itinerante nas escolas
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN - SINTE-RN
Urna fixa e itinerante nas escolas
Sindicato dos Rodoviários - SINTROM
Urna fixa na sede.
Centro Feminista 8 de Março e Marcha Mundial das Mulheres

Urnas fixas e itinerantes nos assentamentos e zonas rurais.
Grupo Mulheres em Ação/PDA Margarida Alves
Urna fixa e itinerante
ACREVI
Urna fixa
Sindicato dos Trabalhadores da Administração Direta e Indireta do RN - SINAI
Urna fixa e itinerante.
Associação das Comunidades Fraternas - ACF
Urnas fixas e itinerantes nos bairros e zona rural
Comissão Pastoral da Terra - CPT
Urnas itinerantes na zona rural, sindicato dos trabalhadores rurais
MST
Assentamentos: Oziel, São Romão, Pomar, Real, Manhana, Paulo Freire, Angicos, Poço Dez. e Escola da Maisa. Acampamento: Cirilo E P. Renata, P. Iran. e Sítio Passagem de Pedra.
ADUERN
Urna fixa e itinerante na sede e na UERN

 Assessoria de Imprensa - Leilane Andrade: (84) 88621142 
leilaneandrade@gmail.com

Nenhum comentário :