sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ECONOMIA SIMPLIFICADA

 
Carlos Escóssia

  PNB VERSUS PIB
 
 
 
PRODUTO NACIONAL BRUTO (PNB) - é o valor agregado de todos os bens e serviços resultantes da mobilização de recursos nacionais (pertencentes a residentes no país), independente do território econômico que esses recursos foram produzidos. 
 
Incluem-se nele o valor da depreciação e o resultado, positivo ou negativo, da conta de rendimentos do capital do balanços de pagamentos.

PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)
-  é a medida do produto gerado na economia durante um determinado período de tempo. 
 
O cálculo é feito em unidades monetárias (Reais, Dolares,etc) porque essa é a única forma de somar coisas tão distintas como bens (carros, toneladas de trigo, etc) e serviços (o produto gerado em escolas, bancos, barbeiros, hospitais, etc). 
 
A sua variação anual reflete o quanto a economia produziu a mais, ou a menos, que no ano anterior. 
 
A variação de 5,8% em 1994, por exemplo, mostra o quanto os brasileiros produziram a mais neste ano em relação ao anterior, já descontada a inflação do período. 
 
Por outro lado, é muito importante relacionar o crescimento da produção com o da população do país, pois é esta relação que determinará se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. 
 
Como exemplo pode-se observar os resultados do ano de 1991: mesmo com o crescimento de 0,3% do PIB, a evolução do PIB per capita foi negativa (-1,3%), evidenciando que a população cresceu mais do que a produção naquele ano, mostrando que, na média, a população empobreceu. 
 
É importante lembrar que o PIB per capita é apenas uma média indicativa: a distribuição deste ganho ou perda se dá de forma desigual entre as diferentes pessoas, e este efeito não é captado por este indicador.

Nenhum comentário :