quinta-feira, 26 de agosto de 2010

POR JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO*


A VERDADE SOBRE ONDE NASCEU LEANDRO GOMES DE BARROS


                  Carlos Drummond de Andrade afirmou certa vez que o verdadeiro Príncipe dos Poetas Brasileiros era o paraibano Leandro Gomes de Barros. Ariano Suassuna se inspirou nos cordéis que Barros escreveu para compor sua obra, destacando-se principalmente o clássico “O Auto da Compadecida”, valioso patrimônio literário do movimento armorial. Era impossível para Ariano Suassuna escrever esse livro sem recorrer à obra de Leandro Gomes de Barros.
                  
Leandro Gomes de Barros nasceu em dezenove de novembro de 1865 na fazenda melancia, então distrito de Paulista, pertencente na época a Pombal (PB). A cidade de Pombal, não obstante a emancipação política de Paulista, continua a lucrar com a fama de ser o berço de Leandro Gomes de Barros, quando na verdade quem deve ter essa glória é o município vizinho à cidade paraibana.
                  
   Não entendo como esse erro histórico e geográfico grosseiro, com cheiro de pura ideologia, ou seja, fazer a mentira parecer verdade, ainda não foi corrigido, pois verdadeiramente Paulista é que deve ser considerada a terra de Leandro Gomes de Barros. Em contrapartida, há verdadeira campanha em prol da continuidade dessa inverdade monstruosa que prejudica a divulgação referente ao verdadeiro berço do grande poeta popular. Parece até que a teoria de Goebbels foi incorporada integralmente pelos paraibanos de Pombal que usam da mentira para fazer valer interesses pautados na ausência de critérios verdadeiros e racionais.
                    
 Paulista ainda não despertou para isso, que realmente foi lá que Leandro Gomes de Barros nasceu. Poderia lucrar imensamente aqui e lá fora com essa “descoberta”, mas parece que não há ninguém ainda interessado em fazer valer a verdade, em corrigir erros crassos que prejudicam imensamente quem de fato detém o privilégio de ter sido o chão no qual veio ao mundo o grande cordelista estudado em universidades célebres, como a Sorbonne.
              
Pombal não tem mais direito algum em ter sido o lugar onde Leandro Gomes de Barros veio ao mundo, pois há tempos paulista se emancipou deste município paraibano, razão pela qual não vejo nenhum motivo justo para esta campanha mentirosa e vergonhosa que vem sendo difundida sobre Leandro Gomes de Barros ter sido pombalense, pois de fato ele nasceu em Paulista, na fazenda Melancia.

Leandro Gomes de Barros sofreu tanto, com inúmeras humilhações e escárnios, quando dos poucos momentos vividos no então distrito pombalense, que tenho a certeza que ele não faria muita questão em ser considerado filho de outras plagas, pois Pombal tem a característica de humilhar valores para depois exaltá-los, coisas infames que fazem parte da cultura local.
                         
 Maior poeta popular de todos os tempos, Leandro Gomes de Barros tornou-se símbolo da luta de um povo em prol de sua afirmação, sendo considerado post mortem como um dos mais valorosos e criativos gênios da literatura popular de todos os tempos.


(*) José Romero Araújo Cardoso é geógrafo.

Nenhum comentário :