quarta-feira, 24 de junho de 2015

EMPREENDER EM TEMPOS DE CRISE

 É POSSÍVEL, MAS EXIGE CUIDADO


Imaginar e executar um sonho ou projeto fica mais simples se você formular o seu ‘Ciclo de Sucesso’. Os passos devem ser tanto racionais quanto emocionais. Nesse sentido, assumir riscos faz parte do negócio.  Pode ser que algo não dê certo no princípio da sua trajetória, mas não significa que nunca dará.

No entanto, ao iniciar um novo empreendimento, muito cuidado ao assumir dívidas ou compromissos que não cabem no seu bolso. E esta recomendação vale tanto em tempos de crise como em momentos mais promissores. Dados da Serasa Experian revelam que, de janeiro a abril de 2015, a demanda das empresas por crédito teve alta de 6,9%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este um número perigoso se considerarmos que vivemos em um cenário econômico recessivo.

Ressalto, também, que não é indicado tomar um financiamento sem saber antecipadamente qual o custo efetivo total da operação e se haverá, realmente, fluxo de caixa para pagá-lo nos prazos contratados. Um empréstimo não deve, jamais, comprometer as despesas fixas do negócio, como aluguel, contas de consumo, reposição de estoques e encargos trabalhistas. Por isso, a palavra de ordem, é precaução. Esteja sempre atualizado sobre os movimentos do seu setor de atividade e, quando necessário, busque o auxílio de especialistas para apoiá-lo no desenvolvimento do seu plano de negócios.

Acredite em si mesmo, em Deus, nas pessoas ao seu redor, em seu potencial e em suas aspirações mais ousadas, mas não descuide-se com os juros das linhas de crédito brasileiras. Eles estão altos e o fantasma da inflação já se instalou em nossa economia novamente. Lembre que as adversidades no caminho são degraus para o sucesso, mas parcimônia e bom senso não fazem mal a ninguém.

Fonte: Isto É Dinheiro


Nenhum comentário :