CAIXA LIDERA RANKING DE
RECLAMAÇÕES DO BANCO
CENTRAL EM JANEIRO
A Caixa Econômica Federal voltou a liderar, pelo segundo mês
consecutivo, a lista do Banco Central de instituições que receberam o
maior volume de reclamações de usuários de seu serviço em relação ao
total de clientes.
Até então, desde que o BC reformulou a metodologia, o BMG se
posicionava na primeira colocação, mas saiu do rol, que considera apenas
casas com mais de 2 milhões de clientes, porque sua carteira diminuiu
nos últimos meses.
De dezembro para janeiro aumentou o índice da instituição estatal de
10,84 pontos para 12,78 pontos, de acordo com o ranking do BC. A Caixa,
que tem pouco mais de 74,5 milhões de clientes, recebeu 953 críticas no
mês passado consideradas procedentes pela autarquia. Em novembro, a
instituição estava na terceira posição, com 8,42 pontos. Todas as
instituições são avaliadas pelo BC pelo seu conglomerado.
A maior quantidade de queixas contra a Caixa voltou a ser no quesito
"irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança,
sigilo ou legitimidade das operações e serviços". O segundo ponto que
mais deixou os clientes irritados foi o débito em conta de depósito não
autorizado pelo cliente.
A segunda instituição entre as que possuem mais clientes com o maior
índice em janeiro, de 10,99 pontos, foi o HSBC. O banco de origem
inglesa, que tem quase 10,2 milhões de clientes, aparecia na quarta
posição no mês anterior. Já o Santander continuou na terceira posição de
dezembro de 2014 para o mês passado.
O banco espanhol recebeu "nota" 7,44, menor do que a 9,54 vista na
edição anterior. Houve 234 queixas consideradas procedentes pelo BC. O
volume de clientes da instituição no mês passado era de 31,4 milhões.
Na quarta posição ficou o Bradesco, com índice de 7,22 e 541 críticas
- o banco detém 74,9 milhões de clientes. A instituição estava na
quinta posição em dezembro. Já o Banrisul, que possui quase 3,9 milhões
de clientes, ocupou o quinto lugar, com 25 pontos. Isso levou o índice
da instituição a 6,42 pontos em janeiro.
BMG
O BMG deixou de fazer parte do ranking principal do BC porque, pelo
novo método da autarquia, usado desde julho do ano passado, apenas são
avaliadas instituições que possuem mais de dois milhões de clientes -
até então, a amostragem era de 1 milhão de clientes.
O índice de cada instituição é formado a partir do volume das
reclamações, que é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1
milhão. Antes, a multiplicação era por 100 mil. O BMG agora foi para o
ranking das instituições com menos de 2 milhões de clientes. Lá, ele
está em sexto lugar.
Além do volume de clientes e da inclusão de financeiras, a ampliação
da base de clientes de cada instituição ou conglomerado foi alvo de
mudança metodológica feita pela autarquia a partir de julho. Até então,
apenas os que faziam operações de depósitos com cobertura do Fundo
Garantidor de Crédito (FGC) eram contabilizados.
Agora, outras operações de depósitos também podem entrar na apuração,
como as de consumidores que fazem empréstimos ou investimentos em um
banco mesmo sem ter conta na casa.
Fonte: AE
Por Célia Froufe - Brasília
Em
dezembro de 2014, após cinco meses de liderança do banco BMG, a Caixa
Econômica Federal ficou em primeiro lugar no ranking de queixas entre
bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento, divulgado
mensalmente, foi publicado pelo Banco Central nesta quinta-feira, dia 15
de janeiro.
No período, a Caixa teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%. No caso do índice, o ranking do BC opera com o número de queixas da instituição financeira para cada um milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por um milhão. No ranking, a posição do banco dependerá do índice, mesmo que a instituição financeira tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas julgadas procedentes contra bancos. Há também, em grande quantidade, reclamações sobre irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações. Outros motivos de queixas são o débito em conta não autorizado pelo cliente, o descumprimento de prazo para responder reclamações e a cobrança de tarifa por serviços não contratados. - See more at: http://www.fenae.org.br/portal/campanha-salarial-2014/noticias/ranking-mensal-do-banco-central-revela-que-caixa-lidera-queixas-de-clientes-em-dezembro-de-2014.htm#sthash.D1dc6WOW.dpuf
No período, a Caixa teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%. No caso do índice, o ranking do BC opera com o número de queixas da instituição financeira para cada um milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por um milhão. No ranking, a posição do banco dependerá do índice, mesmo que a instituição financeira tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas julgadas procedentes contra bancos. Há também, em grande quantidade, reclamações sobre irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações. Outros motivos de queixas são o débito em conta não autorizado pelo cliente, o descumprimento de prazo para responder reclamações e a cobrança de tarifa por serviços não contratados. - See more at: http://www.fenae.org.br/portal/campanha-salarial-2014/noticias/ranking-mensal-do-banco-central-revela-que-caixa-lidera-queixas-de-clientes-em-dezembro-de-2014.htm#sthash.D1dc6WOW.dpuf
Em
dezembro de 2014, após cinco meses de liderança do banco BMG, a Caixa
Econômica Federal ficou em primeiro lugar no ranking de queixas entre
bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento, divulgado
mensalmente, foi publicado pelo Banco Central nesta quinta-feira, dia 15
de janeiro.
No período, a Caixa teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%. No caso do índice, o ranking do BC opera com o número de queixas da instituição financeira para cada um milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por um milhão. No ranking, a posição do banco dependerá do índice, mesmo que a instituição financeira tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas julgadas procedentes contra bancos. Há também, em grande quantidade, reclamações sobre irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações. Outros motivos de queixas são o débito em conta não autorizado pelo cliente, o descumprimento de prazo para responder reclamações e a cobrança de tarifa por serviços não contratados. - See more at: http://www.fenae.org.br/portal/campanha-salarial-2014/noticias/ranking-mensal-do-banco-central-revela-que-caixa-lidera-queixas-de-clientes-em-dezembro-de-2014.htm#sthash.D1dc6WOW.dpuf
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A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas julgadas procedentes contra bancos. Há também, em grande quantidade, reclamações sobre irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações. Outros motivos de queixas são o débito em conta não autorizado pelo cliente, o descumprimento de prazo para responder reclamações e a cobrança de tarifa por serviços não contratados. - See more at: http://www.fenae.org.br/portal/campanha-salarial-2014/noticias/ranking-mensal-do-banco-central-revela-que-caixa-lidera-queixas-de-clientes-em-dezembro-de-2014.htm#sthash.D1dc6WOW.dpuf
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Econômica Federal ficou em primeiro lugar no ranking de queixas entre
bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento, divulgado
mensalmente, foi publicado pelo Banco Central nesta quinta-feira, dia 15
de janeiro.
No período, a Caixa teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%. No caso do índice, o ranking do BC opera com o número de queixas da instituição financeira para cada um milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por um milhão. No ranking, a posição do banco dependerá do índice, mesmo que a instituição financeira tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas julgadas procedentes contra bancos. Há também, em grande quantidade, reclamações sobre irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações. Outros motivos de queixas são o débito em conta não autorizado pelo cliente, o descumprimento de prazo - See more at: http://www.fenae.org.br/portal/campanha-salarial-2014/noticias/ranking-mensal-do-banco-central-revela-que-caixa-lidera-queixas-de-clientes-em-dezembro-de-2014.htm#sthash.D1dc6WOW.dpuf
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A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas julgadas procedentes contra bancos. Há também, em grande quantidade, reclamações sobre irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações. Outros motivos de queixas são o débito em conta não autorizado pelo cliente, o descumprimento de prazo - See more at: http://www.fenae.org.br/portal/campanha-salarial-2014/noticias/ranking-mensal-do-banco-central-revela-que-caixa-lidera-queixas-de-clientes-em-dezembro-de-2014.htm#sthash.D1dc6WOW.dpuf
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