terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PROJETO DE EXTENSÃO

 NOVOS TALENTOS


Os 14 laboratórios da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão ganhar novos frequentadores nas próximas duas semanas. São 32 alunos de cinco escolas públicas de Mossoró que participam do Projeto de Extensão Novos Talentos. A ideia, frisa o coordenador do Projeto, professor Felipe Ribeiro é proporcionar um estágio de férias. O professor explica que a ação é parte integrante do Projeto Ciências para Todos.

"O desafio agora é consolidar o trabalho de formação de professores e estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio de Mossoró, capacitando-os a realizar trabalhos usando a metodologia cientifica e a organizar Feiras de Ciências na própria escola para apresentação dos trabalhos”, explica. A ação Estágio da Ufersa começou nessa segunda-feira, 20, com um curso de biossegurança, prosseguindo até o dia 31 de janeiro, com visitas aos 14 laboratórios da Universidade.

Ainda segundo o professor Felipe a proposta contempla dois subprojetos. O primeiro prevê a realização de um curso de uso do método cientifico na elaboração de trabalhos na escola básica (40 horas) para professores e estudantes; uma oficina de organização de Feira de Ciência na Escola para professores; e curso de férias em laboratórios de pesquisa da UFERSA para estudantes do Ensino Básico.

Já o subprojeto B prevê a realização de atividades com professores e estudantes vencedores da Feira de Ciência do Semiárido: um curso de estatística básica para projetos de ciência para os professores; visitas a espaços acadêmicos das instituições do Ceará e Rio Grande do Norte para professores e alunos; e uma atividade como multiplicador em sua própria escola para os alunos.

O professor espera que com a realização dessas atividades as escolas criem um habito de realizar suas Feiras de Ciências e que aumente a qualidade dos projetos apresentados, além disso que os trabalhos dessas escolas possam ter uma participação de destaque na Feira de Ciências do Semiárido.

No primeiro dia da atividade "Estágio de férias na Ufersa", iniciada nesta segunda-feira, 20, os estudantes participaram de minicurso sobre biossegurança, ministrado pela professora Ana Carla Diógenes, do curso de Biotecnologia. “Pela primeira vez que a universidade abre as portas para 32 alunos da educação básica passarem duas semanas em atividades práticas nos laboratórios de pesquisa”, afirmou o professor Felipe Ribeiro. O estágio tem carga horária de 40 horas.

Para o estudante Henrique Morais, da Escola estadual Moreira Dias, a experiência vai proporcionar a aquisição de novos conhecimentos. “Já participei da Feira de Ciências com o projeto Uso do extrato da Folha de nim na produção de carrapaticida e espero aprimorar meus conhecimentos”, afirmou. O estudante disse ainda que pretende ingressar em Medicina na Ufersa, em 2015.

Já Larissa Rafaela da Silva, da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, disse que é a segunda vez que participa de um projeto de extensão na Universidade. “Participei do projeto de robótica e pretendo inscrever um projeto para a Feira de Ciências”, afirmou.

No curso sobre biossegurança os estudantes secundaristas tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos de proteção individual – IPIs, os equipamentos de proteção coletiva, os principais utensílios dos laboratórios – estufas, autoclaves e vidrarias, além de associar os produtos químicos e aos cuidados com a saúde.

A partir dessa terça-feira, 21, os estudantes vão conhecer os laboratórios de Biologia Celular e Molecular, Biotecnologia de Fármacos, Laboratórios de Engenharia Mecânica, Laboratório de Biorreatores, Nanobiotecnologia e Inovação, Laboratório de Robótica Educacional, Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, Laboratório de Nutrição Animal, Laboratório de Moluscos, Laboratório de Dinamica e Ecologia Pesqueira, Laboratório de Informática do Instituto Metrópole Digital, Laboratório de Biologia Molecular da Reprodução e o Laboratório de Água.

Participam do Estágio de Férias estudantes das Escolas Estaduais Moreira Dias e Raimundo Gurgel e das Escolas Municipais Marineide Pereira Cunha, Antonio Fagundes e Celina Guimarães Viana.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA 

Nenhum comentário :