EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM TEATRO
DE FANTOCHES PARA CRIANÇAS
Chamar a atenção das crianças do ensino pré-escolar para a preservação ambiental. Esse é o desafio dos universitários da UFERSA Caraúbas, integrantes do Programa Conexões de Saberes. O diferencial do trabalho dos conexistas é o teatro de fantoches. A cada apresentação os pequenos se encantam com histórias que retratam sobre a importância das árvores, dos cuidados com o lixo e o alerta sobre o desperdício da água.
O trabalho do Programa Conexões de Saberes é realizado em parceria com as secretarias municipais de educação, ação social e de meio ambiente. A ação do eixo educação ambiental acontece também nas escolas da zona rural como Santo Antônio, Apanha Peixe, Cachoeira, Mariana, entre outros distritos.
Ao término da apresentação do teatro de fantoches, as crianças são incentivadas a plantar árvores e demonstrar por meio de desenhos a preocupação para com a questão ambiental. Já os adolescentes e adultos participam de palestras, oficinas e exibições de filmes educativos sobre a questão da preservação do meio ambiente.
“Acreditamos que ações como essas são de grande importância para a formação da consciência ambiental dos adultos de amanhã”, afirma a coordenadora do eixo ambiental, a professora Edna Lúcia da Rocha Linhares. Ainda segundo a professora Edna, “é até os 7 anos de idade que as crianças desenvolvem a maturidade intelectual e ao similar esses conhecimentos o meio ambiente sai ganhando”, frisou.
Para a conexista da UFERSA Caraúbas, Alana Augusto Brito Dantas, as crianças se divertem muito com as apresentações. “O bom é que elas aprendem brincando uma vez que o teatro de fantoches prende a atenção, além de possibilitar uma interação com as crianças”, observa Alana.
A Escola Estadual Antônio Carlos é uma das instituições escolares parceira do Conexões de Saberes. “É um trabalho muito importante que veio somar as atividades que a escola já realiza. Sem dúvida nenhuma, os professores alunos da UFERSA reforçam nosso trabalho voltado para formação da consciência ambiental entre as crianças”, afirmou a diretora da Escola Antônio Carlos, Luzinete Jerônimo.
Satisfeito com a experiência, o estudante Jerlandio Moreira, afirma que o Programa Conexões de Saberes tem possibilitado a troca de experiências entre os universitário e a população do município de Caraúbas. “É um programa que possibilita ao estudante extrapolar as paredes da Universidade, ir ao encontro das comunidades”, opinou. O conexista disse ainda que a bolsa paga pelo Programa serve de incentivo para que estudantes de baixo poder aquisitivo, como ele, permaneçam na Universidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA
Nenhum comentário :
Postar um comentário