segunda-feira, 25 de abril de 2011

POR TIO COLORAU



MOSSORÓ CRESCE, APESAR DE FAFÁ...


A prefeitura municipal, através dos vários canais de comunição ao seu dispor, tenta – de todas as formas – passar a imagem de que o crescimento da cidade de Mossoró é fruto da ação da prefeita Fafá Rosado (DEM).

A tática pode até enganar alguns, mas jamais funcionará para as pessoas minimamente informadas.

Segundo o IPEA, todas as cidades brasileiras entre 100mil e 500mil habitantes crescem acima da média mundial. Tal crescimento é creditado à iniciativa privada, que vê nestas cidades o ambiente perfeito para multiplicar os lucros e os negócios.

Em nenhuma publicação séria, o crescimento de uma cidade é atribuído à ação de uma prefeitura. Cidades como Itapoá (SC), Itaboraí (RJ) e Palmas (TO) cresceram assustadoramente nestes últimos anos. Todas tiveram um motivo para isso, e nenhum deles está relacionado ao poder público. A regra se aplica a todas as demais cidades que tiveram crescimento vertiginoso nos últimos anos, inclusive Mossoró.

A ação do poder público se limita a uma ajudinha aqui e acolá (infraestrutura, isenção fiscal etc), mas jamais será determinante para que um grupo empresarial se instale numa região.

Em Mossoró, a micropolítica adotada por nossos governantes é até um obstáculo ao nosso crescimento, mas mesmo assim empresários apostam nas nossas riquezas naturais e localização geográfica, sobretudo.

Mossoró cresce, apesar de Fafá.



Nenhum comentário :