sexta-feira, 29 de abril de 2011

UFERSA



CONSULTOR DA FORD ABRE SEMANA

DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 


A palestra de abertura da I Semana de Engenharia de Produção levou dezenas de estudantes ao Auditório do CTARN, na UFERSA Mossoró, ontem à noite, 27. Na abertura solene, o vice-reitor, Francisco Praxedes, exaltou a importância da iniciativa que por ser a primeira representa mais um momento histórico da instituição.

“Quero parabenizar ao Centro Acadêmico de Engenharia de Produção e a coordenação do curso pelo apoio dado para a realização desse evento que objetiva compartilhar experiências vivenciadas na área da engenharia de produção”, discursou o vice-reitor, Francisco Praxedes.


A atividade multifuncional da Ford foi apresentada na palestra Produção Enxuta na Troller, proferida pelo consultor da empresa, Maurício Fernandes. Segundo o consultor, a Ford adota um sistema de produção único em decorrência da constante transformação vivenciada pelo mundo contemporâneo. Para Maurício, citando o exemplo do carro, a sua produção representa a indústria de ponta em termos de sistema de produção.

“Muitas mudanças estão por vir nos próximos cinco anos, mais das que tivemos nos últimos cinquenta anos”, exemplificou o palestrante para explicar a exigência do mercado para uma manufatura enxuta. Para alcançar essa indústria enxuta, Maurício Fernandes, direcionou para a estabilidade operacional que envolve trabalho padronizado com excelência, manutenção preventiva, processos e produtos robustos, e o envolvimento dos fornecedores.

Outro aspecto importante levantado pelo consultor da Ford diz respeito à teoria dos 5 S: Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Disciplina, Senso de Saúde e Senso de Utilização. “Na verdade, essa teoria funciona como uma filosofia para qualquer negócio”, destacou os palestrantes para os estudantes.

O palestrante considerou ainda três aspectos importantes para tornar enxuta uma empresa. Dois deles, o físico e o operacional, considerados por ele como de fácil resolução. Já o terceiro, o aspecto cultural, Maurício considera mais difícil. “Não adianta orientar o funcionário sobre determina tarefa se ele não absorve a importância desta no contexto geral da empresa”, exemplificou.

Ao concluir, o consultor da Ford confidenciou para os estudantes de engenharia de produção da UFERSA que o pensamento de Henri Ford, da segunda década do século passado, 1926, continua presente na indústria Ford. O pensamento tem como base quatro aspectos: a eliminação do desperdício, o uso do fluxo contínuo, a qualidade na fonte para evitar produção defeituosa, e produzir e melhorar continuamente.

Esses pontos vão contribuir para a sustentabilidade do negócio, equilibrando a oferta e a procura e, acima de tudo, irá promover a empresa num campo de oportunidade e desafios junto a uma visão empreendedora.

PROGRAMAÇÃO 

A I Semana de Engenharia de Produção da UFERSA prossegue hoje e amanhã com palestras e mini-cursos. Nesta quinta-feira, 28, acontece os mini-cursos no horário da manhã e tarde. Aerogeradores para a Produção de Energia Elétrica, com o engenheiro Felipe de Freitas, no Mini-Auditório do Prédio Central e, Arena: Software de Simulação, com o mestre em engenharia mecânica, David Sena, no Laboratório de Matemática do Departamento de Ciências Exatas e Naturais.

À tarde, a partir das 17h, serão proferidas no Auditório do CTARN, duas palestras: Sustentabilidade Aplicada ao Desenvolvimento e Inovação do Produto, com o professor da Universidade Federal da Paraíba e, Eficiência Energética e redução do Custo Operacional em Plantas Industriais, com o engenheiro industrial e consultor da WEG, Roberto Wagner Fernandes.

Na sexta-feira, 29, vai acontecer no Auditório do CTARN, no horário da manhã e tarde, o mini-curso Gestão de Projetos, com a gerente de planejamento da C.S. Engenharia, Cristiane Tabosa e, a partir das 17h, também no Auditório do CTARN, as palestras: Logística: Planejamento e Gestão nas Organizações, com Marcos Bernardes, da empresa Pólo Norte Transportes e, Carlos Alberto, da Tecer e, A Aplicação do Sigma no Ramo Empresarial, a ser proferida por Dayson Castilho, consultor da 6 Sigma.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA 


Nenhum comentário :