quinta-feira, 30 de maio de 2013

PRÊMIO LAUREATE BRASIL PREMIARÁ 

MELHORES EMPREENDEDORES SOCIAIS NO NE


O empreendedor social apresenta-se como um agente de fundamental importância na transformação das sociedades modernas. Para incentivar o crescimento desse tipo de trabalho, a Laureate International Universities, através de suas instituições de Ensino Superior brasileiras, criou o Prêmio Laureate Brasil, proposta que busca fomentar o surgimento de novas ideias e ações no campo social. 

A seleção divide-se para as regiões Nordeste e Sudeste, através da Universidade Potiguar (RN) e da Universidade Anhembi Morumbi (SP), respectivamente.

Através da UnP é oferecido o programa Iniciativa Jovem, voltado para empreendedores sociais com idade entre 18 e 29 anos, alunos ou não da Universidade, e que sejam autores ou coautores de projetos na área, realizados dentro da região. Além do prêmio de R$ 2.000,00 para ser investido em seu projeto, os vencedores também participarão de um curso de empreendedorismo social, criado no formato de social game, para o aprendizado de conteúdos acadêmicos e formação técnica para profissionais deste campo de atuação.

Em 2012 foram selecionadas três propostas norte-rio-grandenses e sete outras, vindas de demais localidades. Os estudantes Enderson Santos, Gisele Silva e Kleidson Daniel Medeiros foram os vencedores da última edição, com iniciativas realizadas nas áreas de tecnologia, igualdade para pessoas com necessidades especiais e incubação solidária, respectivamente.

“Posso dizer que é algo inesquecível e inigualável. Uma oportunidade única que estamos podendo experimentar, pois fazer parte de uma rede mundial de jovens empreendedores e estar participando dessa formação com os melhores profissionais tem sido maravilhoso”, afirmou Gisele sobre o Prêmio Laureate.

Ao contrário do modelo tradicional, esta forma de empreendedorismo foca-se em desenvolver propostas inovadoras, seja com fins lucrativos ou não, voltadas para a solução de problemas comuns das parcelas mais vulneráveis da população, levando cidadania e oportunidades de melhoria de vida. Diferentemente de ONGs ou empresas comuns, as empresas sociais utilizam mecanismos do próprio mercado para, por meio de sua atividade principal, reverter a lógica da valorização do lucro acima do bem estar comum.

As inscrições seguem até o dia 09 de junho e podem ser realizadas através do site www.premiolaureatebrasil.com.br. Vale lembrar ainda que a inscrição pode ser feita pelo autor ou coautor do projeto, mas apenas um deles pode estar inscrever.

 Outras informações pelo e-mail iniciativajovem@unp.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Universidade Potiguar - UnP


Nenhum comentário :