terça-feira, 28 de maio de 2013


SELIC PODE SUBIR 

DE 7,5% AO ANO PARA 7,75%


O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central começa a decidir, nesta terça-feira (28), se a taxa básica de juros, a Selic, sofrerá um novo aumento. Atualmente a 7,5% ao ano, o juro básico é utilizado como referência para o custo dos empréstimos aos consumidores e empresas.

Analistas de instituições financeiras consultados semanalmente pelo BC (Banco Central) acreditam que o Copom irá elevar a Selic para 7,75%. Isso porque a taxa básica de juros é um instrumento do governo para controlar a inflação, que ultimamente preocupa o governo por estar cada vez mais distante do centro da meta, de 4,5%.

Para mudar o juro básico, a autoridade monetária debate, durante duas reuniões, as condições da economia doméstica e a situação econômica do exterior.

Entenda a Selic

A taxa básica de juros é um instrumento do governo para segurar a oferta de crédito de bancos, financeiras e das próprias lojas, ou seja, para estimular ou frear o consumo e, assim, controlar o avanço natural dos preços.

Quando a Selic sobe, o dinheiro fica mais caro e a população pega menos empréstimos — para comprar desde casas, carros e eletrodomésticos até contratar serviços, entre outros. Assim, a escalada da inflação diminui.

Fonte: R7 Notícias 

Nenhum comentário :