MERCADO DE FRANQUIAS DO BRASIL
É O MAIOR DA AMÉRICA LATINA
O mercado de franquias do Brasil é o maior da América
Latina em número de lojas, de redes e de empregos, segundo a revista
AméricaEconomia, que reuniu dados sobre o setor na edição de agosto.
No País, existem hoje 1,8 mil redes, com 86,3 mil unidades e 777 mil
empregados. O faturamento do setor triplicou nos últimos dez anos,
passando de R$ 28 bilhões em 2002 para R$ 88,5 bilhões no ano passado.
A maior rede é O Boticário, com 3,3 mil lojas, seguida pelos Colchões Ortobom (1,8 mil) e Kumon (1,5 mil).
O McDonald’s continua sendo uma das mais caras, com investimento
inicial entre R$ 1,3 milhão e R$ 2,6 milhões. Mas, nesse quesito, estão
acima da rede americana de fast-food a empresa de hotelaria francesa
Accor (cujo investimento inicial vai de R$ 5,5 milhões a R$ 13 milhões) e
a academia Pelé Club (de R$ 2 milhões a R$ 3,2 milhões).
É interessante notar que o mercado de franquias do Brasil é o que tem
maior participação de empresas nacionais. Aqui, 93% das unidades
abertas fazem parte de redes brasileiras e apenas 7% são de
estrangeiras, conforme mostra o gráfico abaixo, extraído da AméricaEconomia.
Fonte: Radar Econômico
Nenhum comentário :
Postar um comentário