quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ECONOMIA SIMPLIFICADA



ECONOMIA SIMPLIFICADA



RECEITA VERSUS CUSTO MARGINAL


RECEITA MARGINAL: A expressão Receita Marginal designa a variação da receita total provocada pela variação de uma unidade na produção de determinado bem.

Teoricamente, se a procura do bem for elástica, a receita marginal será positiva, se a procura for enelástica, a receita marginal será negativa e se a procura apresentar elasticidade unitária, a receita marginal será nula.

 CUSTO MARGINAL: O Custo Marginal corresponde ao acréscimo dos custos totais de produção, quando se aumenta a quantidade produzida em uma unidade. É o custo de se produzir mais uma unidade.

Numa situação normal, o custo marginal começa por decrescer à medida que se aumenta a quantidade produzida, situação que se justifica pelo facto de existirem custos fixos que se diluem em quantidades maiores (é o chamado efeito de escala).

Imagine que montou uma padaria; Se produzir apenas um pão, o custo da produção dessa unidade é enorme, mas ao aumentar o número de pães produzidos, vai diluindo os custos pelas diversas unidades produzidas. Ou seja sempre que coze mais um pão, o custo de produção desse pão (custo marginal) desce.

Contudo, a partir de certa altura, este sistema deixa de funcionar, e o aumento da produção em mais uma unidade, já faria aumentar o custo marginal. Por exemplo, porque poderia ser necessário fazer obras para ampliar a padaria, ou comprar mais um forno, contratar mais pessoal, etc.
  
CAE


Nenhum comentário :