CURSO ABORDA DEMOCRACIA,
MARXISMO E DIREITO CRÍTICO
O Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – GEDIC/UFERSA, estará promovendo durante o mês de setembro, o Curso Democracia, Marxismo e Direito Crítico. Os encontros vão acontecer aos sábados, nos dias 03, 10, 17 e 24 de setembro, das 8 às 12h, no Sindicato dos Comerciários de Mossoró. O curso é voltado para comunidade ufesiana e demais pessoas interessadas no assunto. As inscrições estão sendo feiras pelo e-mail: direitocriticoufersa@gmail.com
Segundo o coordenador do GEDIC/UFERSA, professor Daniel Valença, o curso se dará a partir de diálogos, exposições de filmes e debates de textos, com cada encontro abordando uma temática, sendo o primeiro no dia 03, O povo nas ruas; a segundo, Nas ruas o direito nasce, no dia 10; Cabra marcado pra morrer: os leigos camponeses de Sapé e a luta pela terra na década de 60, no dia 17 e, encerrando a programação. no dia 24 de setembro, o tema E ver que toda essa engrenagem já sente a ferrugem de comer.
O professor Daniel Valença explica que o Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina foi criado com a proposta de estimular a pesquisa e extensão nos diversos campos do Direito, numa “perspectiva transformadora, garantidora dos direitos humanos de classes e grupos sociais historicamente preteridos”, frisa o professor.
O GEDIC está voltando principalmente para os alunos que estão iniciando o curso de Direito na UFERSA e construindo suas linhas de pesquisa dentro do amplo leque de possibilidades do Direito. O Grupo reúne também estudantes de outras instituições de ensino superior, além profissionais das áreas jurídicas e sociais. “O GEDIC foca o Direito a partir de teorias críticas de fundamentação marxista e a relação daquele com os movimentos sociais”, explica Daniel Valença. A proposta do Grupo é investigar questões sociais, econômicas, jurídicas e culturais da América Latina, especialmente as mudanças que estão em curso neste século.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA - Passos Junior
Nenhum comentário :
Postar um comentário