ADUERN: ASSEMBLEIA TRAÇA
NOVAS AÇÕES
Ontem, quinta-feira (16), os professores da UERN se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária para avaliar o movimento paredista e traçar novas estratégias de mobilização. A greve continua já que a categoria não recebeu nenhuma proposta por parte do Governo do Estado.
Na ocasião, o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, informou aos professores o resultado da audiência, que aconteceu na quarta-feira (15), com os deputados estaduais. Segundo o docente, os parlamentares se mostraram preocupados com a situação da UERN e se comprometeram a elaborar um documento solicitando o fim do descontingenciamento do orçamento da instituição.
Também foram repassados informes sobre a reunião com o secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Obery Rodrigues, para tratar da pauta de reivindicação dos professores. O representante do governo continuou com o discurso da Lei de Responsabilidade Fiscal e da falta de verbas para o não atendimento da pauta da categoria.
O presidente ainda informou o resultado da audiência realizada com o Reitor na última segunda-feira (13). Na oportunidade, o professor Milton Marques não sinalizou para o cumprimento das reivindicações por parte do governo estadual.
Os professores ainda deliberaram uma nova agenda de mobilizações:
Sexta-feira (17/06)
15h30 - Participação no Ato Público do Sinte/RN na Praça da Independência (Mercado Central), seguida de caminhada até a sede da 12ª Dired, onde os estudantes encontram-se acampados
Sábado (18/06)
Participação no acampamento dos estudantes na sede da 12ª Dired em Mossoró
Domingo (19/09)
Participação no acampamento dos estudantes na sede da 12ª Dired em Mossoró
Segunda-feira (20/06)
9h – Reunião da Comissão de Mobilização/Divulgação da ADUERN, na sede da entidade em Mossoró
Terça-feira (21/06)
9h – Reunião do Comando de Greve Unificado (ADUERN, SINTAUERN E DCE), na ADUERN Mossoró
Quarta-feira (22/06)
7h - Manifestação no Edifício Epílogo de Campos e Reitoria da UERN
8h – Assembleia Geral unificada das categorias docente, discente e técnico-administrativa, no pátio da Reitoria da UERN
Sábado (02/07)
8h – Crianças “Em defesa da UERN”, na ADUERN Mossoró
ADUERN PRESTA SOLIDARIEDADE AOS
ESTUDANTES ACAMPASOS NA DIRED
Durante a manhã de hoje (17), a diretoria da ADUERN visitou os estudantes que ocupam, desde a tarde de ontem, a sede da 12ª Dired em Mossoró. O objetivo era prestar solidariedade e apoio ao ato e aos pleitos da categoria discente.
A proposta dos acampados é denunciar o descaso do Governo do Estado com a educação pública, em particular a difícil situação vivenciada pela UERN, bem como cobrar da administração estadual resposta às reivindicações da classe estudantil. A disposição dos estudantes é manter a ocupação, pois o Governo até agora não assumiu um acordo que garanta o atendimento das demandas apresentadas.
O presidente da ADUERN falou sobre o acontecimento. “Somos solidários à luta dos estudantes. O motivo da ocupação é mais do que justo. O Governo precisa falar menos e trabalhar mais. Por um lado, a administração mostra-se insensível e indiferente aos males que afligem a UERN. Por outro, tem apresentado argumentos descabidos para não atender as reivindicações das categorias que estão em greve", explica o presidente.
Ainda segundo Flaubert, "È um absurdo o governo dizer que não tem recursos financeiros. Os números desmentem essa fala. Dinheiro tem, e suficiente para atender os pleitos dos servidores e estudantes", denuncia.
A mobilização é organizada pelo Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM). Além dos estudantes da UERN, ainda participam da ocupação alunos da Ufersa e do ensino médio.
GREVISTAS PEDEM MAIS RECURSOS
PARA A UERN
Na tarde da última quarta-feira (15), professores, técnicos administrativos e estudantes da UERN e representantes do Andes-SN se reuniram com deputados estaduais para tratar da alocação de mais recursos para a UERN na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012, que está sendo apreciada pela Assembleia Legislativa.
Na ocasião, os deputados se mostraram preocupados com a situação da UERN e se comprometeram a elaborar um documento solicitando o fim do descontingenciamento do orçamento da instituição.
O presidente da ADUERN, professor Flaubert Torquato, afirma que a inclusão de pleitos da instituição na LDO e no Plano Plurianual faz parte da mobilização pelo fortalecimento financeiro da universidade. “A UERN tem sofrido cortes drásticos no orçamento, o que contribui para forte impacto na qualidade de ensino”, explica.
Em seguida os professores tiveram uma reunião com o secretário de Planejamento e das Finanças do Estado, Obery Rodrigues. Na ocasião, o representante do governo continuou com o discurso da Lei de Responsabilidade Fiscal e da falta de verbas para o não atendimento da pauta da categoria.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ADUERN
Talita Lucena (DRT 1551-RN)
Nenhum comentário :
Postar um comentário