COMISSÃO DEFENDE MAIS RECURSOS
PARA UERN
Atendendo solicitação da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota (PMN), reuniu na tarde desta quarta-feira, 15, deputados, professores, técnicos administrativos, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior(ANDES), para tratar sobre a alocação de mais recursos para a UERN na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, que está sendo apreciada na Assembleia.
Para Larissa, somente a alocação de mais recursos, evitaria que a UERN sofresse em 2012 a grave crise financeira que está passando, inclusive com greve de servidores e alunos.
“Com a LDO em tramitação na Assembleia, nós, deputados, temos a oportunidade de apresentar emendas, alterando o projeto enviado pelo Governo do Estado e destinando mais recursos para a Universidade do que o previsto inicialmente”, ressalta a parlamentar.
O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (ADUERN) reforça que a inclusão de pleitos da instituição na LDO e no Plano Plurianual (PPA) faz parte da mobilização pelo fortalecimento financeiro da instituição.
“A UERN tem sofrido cortes drásticos no orçamento, o que contribui para forte impacto na qualidade de ensino. Para se ter uma ideia, os bolsistas de projetos de pesquisa passaram sete meses sem receber. Os telefones da Universidade passaram quatro meses bloqueados por falta de pagamento. As aulas de campo são bancadas por cotas realizadas entre professores e alunos.
Planejamento
Em seguida, a deputada Larissa Rosado acompanhou os representantes da UERN em reunião com o secretário de Planejamento e das Finanças do Estado, Obery Rodrigues, onde foram apresentadas propostas dos setores da Universidade para o Plano Plurianual (PPA - 2012-2015) do Estado e discutida a possibilidade de descontingenciamento dos recursos da instituição.
O secretário assegurou que o descontingenciamento dos 30% do orçamento 2011 da UERN, está sendo feito aos poucos. E acrescentou que com relação às propostas a PPA, os recursos do Estado são insuficientes para atender ao pleito da categoria, que é de R$ aproximadamente R$ 148 milhões, mas que até a próxima semana, a Secretaria deve disponibilizar a projeção de valores liberados para a PPA.
Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Larissa Rosado - PSB
Joyce Moura (Natal) - Regy Carte (Mossoró)
Foto: Moraes Neto
Nenhum comentário :
Postar um comentário