TESE DESENVOLVIDA NA UFERSA É
PREMIADA PELA CAPES
A tese PROPRIEDADES FUNCIONAIS DE FRUTAS TROPICAIS BRASILEIRAS NÃO TRADICIONAIS, de Maria do Socorro Moura Rufino, doutoranda da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, obteve o primeiro lugar na Área de Ciências Agrárias I (Agronomia), no Prêmio Capes de Tese 2009. Em sua quarta edição, 399 teses concorreram e 43 foram premiadas, sendo uma por área do conhecimento. Trata-se da maior premiação da Pós-Graduação brasileira.
O trabalho teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da União Europeia; e foi realizado nas instalações da Embrapa Agroindústria Tropical. A Capes, em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW), entregou os prêmios e grandes prêmios Capes de Tese 2009, referente às teses defendidas em 2008.
A orientação da tese coube ao pesquisador Ricardo Elesbão Alves, doutor em Ciência de Alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical. Os pesquisadores Edy Sousa de Brito, da Embrapa Agroindústria Tropical, e Fulgencio Diego Saura-Calixto, do Instituto de Ciência y Tecnología de Alimentos y Nutrición (ICTAN-CSIC / Espanha) - onde parte da pesquisa tambem foi realizada, foram os co-orientadores. A cerimônia de entrega ocorreu no último dia 7, na sede da Capes, em Brasília (DF). A premiação contempla trabalhos realizados no ano anterior.
De acordo com o pesquisador Ricardo Elesbão Alves, além da importância para a Ufersa e seu programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (Conceito 5), o resultado obtido no Prêmio Capes de Tese fortalece a iniciativa da Embrapa e de seu Conselho de Administração, que em 2005 viabilizou a efetiva participação de pesquisadores da Embrapa como professores ou orientadores em programas de pós-graduação.
Anualmente, a Capes premia as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 47 áreas de conhecimento. O Prêmio Capes de Tese concede bolsa de pós-doutorado nacional de um ano para o autor da tese e auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador. Além da bolsa, os autores receberam certificados e medalhas.
A UFERSA foi contemplada com a Tese intitulada PROPRIEDADES FUNCIONAIS DE FRUTAS TROPICAIS BRASILEIRAS NÃO TRADICIONAIS. A referida Tese foi desenvolvida com apoio do CNPq, da CAPES e da União Européia, nas instalações da Embrapa Agroindústria Tropical e do Instituto de Ciencia y Tecnología de Alimentos y Nutrición (ICTAN-CSIC) da Espanha e contou com a Co-orientação do Dr. Edy Sousa de Brito (Embrapa) e do Dr. Fulgencio Diego Saura-Calixto (ICTAN).
Estiveram presentes na solenidade Maria do Socorro Moura Rufino (autora), Ricardo Elesbão Alves (orientador) e Glauber Henrique de Sousa Nunes (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia).
A premiação foi instituída em 2005 pela Capes em parceria com a Fundação Conrado Wessel. Das 162 teses vencedoras até o momento, apenas sete foram de instituições da Região Nordeste. As instituições mais premiadas na edição 2009 foram a Universidade de São Paulo (USP), com 11 premiações, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com nove premiações.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA - Passos Junio
Nenhum comentário :
Postar um comentário