quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ADUERN


 GOVERNO DO RN NÃO REPASSA 

DINHEIRO AOS SINDICATOS


No dia 05 de janeiro, por meio do decreto nº 22.143, o Governo do Estado suspendeu, por trinta dias, todos os pagamentos de dívidas do Estado do Rio Grande do Norte. Em meio às dívidas, o Governo incluiu as consignações. Isto quer dizer, que os descontos feitos nas folhas de pagamento dos servidores, não foram repassados para as organizações a que se destinam esses recursos. Os sindicatos dos servidores e prestadoras de serviços foram os mais prejudicados.

A ADUERN é uma das penalizadas, já que apesar de ter sido descontada a contribuição sindical dos salários dos professores, a instituição não recebeu o repasse. Para piorar a situação, a entidade possui convênios com várias empresas que prestam serviços aos professores, desde internet móvel a supermercados e postos de combustíveis. Sem esse repasse, a instituição fica impossibilitada de realizar o pagamento desses convênios.

O professor Neto Vale, vice-presidente da ADUERN, lamenta a suspensão do repasse. “É uma parte do nosso salário que destinamos ao Sindicato, portanto o Estado recolheu indevidamente dinheiro nosso. Também reprovamos essa atitude com o Sindicato por que ela foi adotada de forma diferente da postura do Governo com relação aos municípios e aos devedores maiores. A atitude da Governadora foi unilateral demonstrando uma prática que pensávamos estar abolida, de desrespeito às entidades sindicais”, desabafa.

No dia 19 de janeiro, representantes da ADUERN se reuniram com a Reitoria da UERN para tratar do assunto. O Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Francisco Severino Neto, informou que fez contato com o Setor de Pagamento e obteve como resposta que o órgão “não tem caixa e nem autorização para o pagamento”.

Eliel Elias, diretor de Administração e Patrimônio do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), também informou que a entidade não recebeu o seu repasse do governo. Da mesma forma, Beatriz Lima, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN), também explicou que não foi feito o repasse para a instituição.

De acordo com o decreto que suspende o pagamento, dentro do período de trinta dias, qualquer pagamento de dívida do Estado só pode ser feito mediante autorização da Governadora do Estado, mediante justificativa fundamentada e comprovada. O professor Neto Vale afirmou que se até segunda-feira (24) o repasse não for feito, a ADUERN irá tentar resolver a situação na justiça. 

Fonte: http://www.aduern.org.br

Nenhum comentário :