
Carlos Escóssia
De forma simplificada e resumida, podemos afirmar que Estudo de Mercado é um instrumento que permite ao investidor ter a garantia da viabilidade econômica do seu empreendimento.
Especificamente, na área comercial utiliza-se os seguintes mecanismos na formatação do Estudo de Mercado:
- definição da estratégia de marketing
- definição das bases da ação comercial da empresa
- preparação dos meios de negociação direta, de processo de prospecção e do estabelecimento de uma força de venda
- determinação de um volume de negócios provisional, de conformidade com o cenário estabelecido
- definição das bases da ação comercial da empresa
- preparação dos meios de negociação direta, de processo de prospecção e do estabelecimento de uma força de venda
- determinação de um volume de negócios provisional, de conformidade com o cenário estabelecido
Na elaboração de um Estudo de Mercado, dois estudos distintos devem ser realizados:
- o estudo dos consumidores
- o estudo da concorrência
- o estudo da concorrência
O Estudo de Mercado pode ser realizado internamente ou externamente, possibilitando responder as seguintes questões:
- determinação da característica do mercado
- medir a procura
- analisar a quota de mercado
- analisar e prever as vendas a curto, médio e longo prazo
- analisar a atuação das empresas concorrentes
- analisar produtos, preços, publicidade
- identificar caracteristicas da imagem da empresa
- medir a procura
- analisar a quota de mercado
- analisar e prever as vendas a curto, médio e longo prazo
- analisar a atuação das empresas concorrentes
- analisar produtos, preços, publicidade
- identificar caracteristicas da imagem da empresa
Um comentário :
Gostei muito da matéria sobre estudo de mercado. Em especial por ser claro e objetivo.
Estou colocando uma empresa e acredito que ter foco na proposta é fundamental.
Parabéns Carlos.
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