sexta-feira, 28 de maio de 2010

JOVENS DA BATUCADA FEMINISTA REALIZAM ENCONTRO NO PRÓXIMO SÁBADO EM MOSSORÓ


Evento pretende avaliar participação na Ação 2010 e promover o debate sobre a conjuntura política do Brasil


O Encontro da Batucada Feminista da Região Oeste será realizada no próximo sábado, 29/5, na sede do Centro Feminista 8 de Março, em Mossoró. Pela segunda vez nesse ano, as jovens que compõem esse grupo de estudos de ritmos e discussão política se reúnem esse ano para momentos de avaliação, debate, ensaio e interação.


O início do evento é às 8h, com um café-da-manhã, seguido de um acolhimento com músicas e reflexões. Logo após, será exibido um vídeo dentro do projeto do Ponto de Cultura do CF8, da participação da batucada na Terceira Ação da Marcha Mundial das Mulheres realizada no mês de março, em São Paulo. O quarto momento do encontro será marcado pela avaliação da participação das jovens na Ação 2010.


Segundo a batuqueira e organizadora do encontro, Lidiane Samara, a programação segue com um debate sobre a análise de conjuntura política brasileira. “Nós queremos discutir com essas jovens que para mudar o mundo e mudar a vida das mulheres a gente precisa compreender o conjunto da sociedade, e nesse período de eleições é fundamental discutirmos um projeto de sociedade que tenha em seus princípios a igualdade entre mulheres e homens como essencial”. Nós precisamos pensar em um projeto político que tenha como base as lutas e anseios da classe trabalhadora e que também valorize a juventude como sujeitos importantes na reconstrução de uma sociedade. É um debate importante que contribuirá para com a escolha de forma crítica nessas eleições 2010”, realça Lidiane.


No intervalo do debate, as jovens vão pegar seus tambores e latas para ensaiar um pouco e também divertir-se antes do almoço. Depois, as jovens retomam a discussão política e finalizam o evento.


Saiba mais:


A batucada é um grupo de feministas militantes que surgiu no ano de 2003 em alguns estados do Brasil. Considerada uma ação ousada, as jovens que compõem o grupo aprendem a criar e recriar músicas, ritmos militantes, instrumentos musicais, irreverência e organização a partir do debate de assuntos inerentes à vida das feministas. São vários os grupos e municípios que integram a batucada: Apodi, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró, São Miguel do Gostoso, Touros, Tibau, Upanema entre outros.

Fonte: Leilane Andrade - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário :