Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado.
O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio.
Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado
O preço de equilibro é determinado pela interação entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercado concorrencial.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
As principais características de um mercado de concorrência perfeita, são:
-> grande números de empresas ofertando produtos substituíveis;
-> a tecnologia é disponível a todos;
-> inexistência de economia de escala (produção em larga escala);
-> nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições - quem dita a regra é a lei da oferta e da procura - o senhor da situação é o mercado;
-> vendedores e compradores ficam subordinado ao mercado.
Numa estrutura de concorrência perfeita, devem prevalecer as seguintes premissas:
-> mercado atomizado (composto de um grande número de empresas, como se fossem átomos);
-> produtos homogêneos (não existe diferença entre os produtos ofertados pelas empresas concorrente);
-> transparência de mercado (todas as informações sobre lucros e preços são conhecidos por todos os participantes do mercado);
-> inexistência de barreiras para o ingresso de novas empresas no mercado.
Atualmente não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita, o mercado dos produtos hortifrutigranjeiros é o exemplo que mais e aproxima a esse tipo de mercado.
O mercado da concorrência perfeita é o sonho ideal de todo economista liberal.
NOTA DO BLOG:
O texto acima, foi uma solicitação da aluna do curso de Marketing de Vendas da UNP Mossoró, Isabelita Avelino.
Espero que o mesmo tenha ajudado.
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