domingo, 23 de maio de 2010

O QUE É CONCORRÊNCIA PERFEITA?

Carlos Escóssia

É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores.


Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado.


O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio.


Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado


O preço de equilibro é determinado pela interação entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercado concorrencial.



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


As principais características de um mercado de concorrência perfeita, são:


-> grande números de empresas ofertando produtos substituíveis;


-> a tecnologia é disponível a todos;


-> inexistência de economia de escala (produção em larga escala);


-> nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições - quem dita a regra é a lei da oferta e da procura - o senhor da situação é o mercado;


-> vendedores e compradores ficam subordinado ao mercado.


Numa estrutura de concorrência perfeita, devem prevalecer as seguintes premissas:


-> mercado atomizado (composto de um grande número de empresas, como se fossem átomos);


-> produtos homogêneos (não existe diferença entre os produtos ofertados pelas empresas concorrente);


-> transparência de mercado (todas as informações sobre lucros e preços são conhecidos por todos os participantes do mercado);


-> inexistência de barreiras para o ingresso de novas empresas no mercado.


Atualmente não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita, o mercado dos produtos hortifrutigranjeiros é o exemplo que mais e aproxima a esse tipo de mercado.


O mercado da concorrência perfeita é o sonho ideal de todo economista liberal.


NOTA DO BLOG:


O texto acima, foi uma solicitação da aluna do curso de Marketing de Vendas da UNP Mossoró, Isabelita Avelino.


Espero que o mesmo tenha ajudado.


Nenhum comentário :