quinta-feira, 25 de abril de 2013

UFERSA PROMOVERÁ FÓRUM DE 

ACESSIBUILIDADE E DIVERSIDADE


Com o objetivo de oportunizar um espaço de diálogo, mapeamento e proposição de ações, bem como a socialização de relatos de experiências de trabalho de conclusão de curso, de Programas e Projetos de pesquisa, ensino e extensão realizados por estudantes, técnico-administrativos, professores, e a comunidade em geral, a Ufersa promove o I Fórum de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão. O evento acontecerá no dia 14 de junho, das 8h às 21h, no Auditório da Reitoria, e é uma realização da Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS).

Segundo a professora Ady Canário, coordenadora da CAADIS, a ação tem em vista acolher contribuições dos segmentos para a instalação do Núcleo da Ufersa. “Busca-se promover o debate sobre questões indispensáveis para garantir uma universidade mais acessível, com a implementação de políticas e medidas necessárias para as condições de acessibilidade física, pedagógica, nas comunicações e informações, nos diversos ambientes, instalações, equipamentos e materiais didáticos”, frisou.

O Fórum é aberto para todas as pessoas que desejarem participar, assim como, estudantes, profissionais graduados ou pós-graduados, professores e técnico-administrativos da Universidade e comunidade que desenvolvem ou estejam desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa ou extensão vinculados à temática da acessibilidade, diversidade e inclusão.

A programação contará com mesas de diálogos, palestras, culminando com a apresentação de pôsteres e roda de cultura, com foco na diversidade como o direito à diferença, na acessibilidade como um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O que deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo”, destacou a professora Ady.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o próximo dia 16 de maio. Para se inscrever, o interessado deve preencher a Ficha de Inscrição e enviar para o e-mail caadis@ufersa.edu.br . Em caso de apresentação de trabalho, o participante também deve enviar o resumo do trabalho e colocar no assunto “submissão de pôster”. 

Confira AQUI as normas para submissão de resumo de trabalho para pôster.

Na inscrição, pede-se ao participante que informe se possui alguma deficiência e/ou necessidade especial. Aceitam-se inscrições de pessoas como ouvintes e também serão aceitas propostas de resumo de trabalhos para submissão, em formato de pôster. Os trabalhos, até dois, por participante inscrito no evento, devem abordar as temáticas de educação, acessibilidade, tecnologias, inclusão, história, cultura, diversidade, pessoas com deficiência, libras, saúde e garantias de direitos que englobem as comunidades com necessidades educacionais especiais. Será concedido certificado para todos os participantes.

Para a professora Ady, com o Fórum espera-se alcançar resultados sociais positivos que contribuam para o desenvolvimento inclusivo, com medidas apropriadas para assegurar o acesso, com igualdade de oportunidades. “Tais ações passam pela identificação e superação das barreiras à acessibilidade para garantir a concretização de direitos e da cidadania das pessoas com deficiência”, finalizou.

CRONOGRAMA

Inscrição para ouvintes e para submissão de trabalhos a serem apresentados: de 16 de abril a 16 de maio de 2013.

Avaliação das Propostas: de 17 de maio de 2013 a 22 de maio de 2013

Divulgação dos resumos a serem apresentados: 23 de maio de 2013

 Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA

 

Nenhum comentário :