sexta-feira, 19 de abril de 2013


EVENTO DE CERAMISTAS VISA CRIAR 

OPORTUNIDADES PARA O SETOR


 A 8ª Convenção da Região Nordeste de Cerâmica Vermelha deu início hoje, 18, no Praiamar Hotel, com a reunião do 18º Encontro dos Sindicatos do Nordeste, à tarde. O objetivo do encontro dos sindicatos foi o de discutir os problemas e os anseios de cada estado do Nordeste. “Assim, é possível debater os problemas e ouvir as principais dificuldades. Quem não passou pelo problema ainda poderá se antecipar”, explicou o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado do Rio Grande do Norte – Sindicer-RN, Vargas Soliz Pessoa. 

O secretário da Associação Nacional da Indústria Cerâmica, Anicer, Fernando Ibiapina Cunha comentou que, “cada vez que o empresário se reúne para tratar de assuntos inerentes do setor, o empresário corrige o seu trabalho. O Nordeste não tinha nenhum tipo de união”, afirmou. 

 Fernando Ibiapina lembrou como se iniciou a união dos ceramistas da região. “Fazíamos o encontro nacional e resolvemos fazer o do Nordeste e o primeiro foi no Rio Grande do Norte. Isso foi muito importante para o Estado”. 

 Na abertura do evento, à noite, o presidente Vargas Pessoa falou da importância do encontro para ceramistas, fornecedores e investidores. “É uma satisfação muito grande receber este evento. A ideia é discutir os problemas e gargalos mais localizados. Esse encontro ficou tão grande que agora incluímos fornecedores. Como a grande maioria das empresas ficam no Sudeste, este evento é uma oportunidade muito grande de termos as visitas deles”. 

 Pedro Terceiro de Melo, vice-presidente da Fiern, Diretor da Companhia Docas do Rio Grande do Norte, Codern, e que já foi presidente do Sindicer / RN, comentou que, “quando há o encontro, há a troca de informações. E só o fato de congregar é importante com a troca de informações. Não podemos nem medir a importância deste evento por tudo isso”. 

 O deputado estadual Hermano Moraes, representou a Assembleia Legislativa e afirmou que, “o encontro se reveste da maior importância no Estado pelas trocas de experiências, para falar sobre os produtos e discutir os rumos do setor”. 

Ao falar, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sedec, Rogério Marinho comentou que, “esse evento é extremamente importante para a economia, uma vez que emprega um grande número de pessoas e gera emprego e renda”.

 Na palestra de abertura, intitulada, “Panorama do Setor de Cerâmica Vermelha”, César Gonçalves, presidente da Anicer trouxe números importantes para o setor. No Brasil há 6.903 empresas de cerâmicas, com a geração de 293 mil empregos diretos. O faturamento anual do setor é de R$ 18 bilhões de reais e representa 4,8% da Indústria da Construção Civil. 

Segundo César Gonçalves, “A Anicer, desde o início, apoiou e continua apoiando os ceramistas. Esta é uma oportunidade para os ceramistas do Nordeste discutir assuntos importantes e pertinentes para o setor”. 

 Diagnóstico

 Na ocasião da solenidade, os participantes receberam no kit um pendrive com o Diagnóstico da Indústria de Cerâmica Vermelha do RN. Segundo Lázaro Mangabeira, diretor de operações do Sebrae, “neste diagnóstico contém todas as informações das cerâmicas vermelhas, dados de produção, de localização, dados técnicos, além de contar a história da cerâmica. Hoje estamos fazendo a entrega formal deste material. Ser parceiro em um evento como este é fundamental”, explicou. 

 O evento tem o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sedec; Fiern, através do Senai; Sebrae; e Banco do Nordeste. 

Fonte: Verbo Comunicação & Eventos
 Bárbara Hanna


Nenhum comentário :