5 PASSOS PARA PEQUENA EMPRESA
CONSTRUIR MARCA FORTE E RECONHECIDA
Ter uma marca forte não é exclusividade das grandes empresas. O
cuidado com a imagem do negócio ou do produto pode tornar sua empresa
reconhecida e trazer vantagens competitivas. A marca deve comunicar a
promessa da empresa ou do produto, seus diferenciais em relação à
concorrência e o que o torna especial e único.
Esses fatores são decisivos no momento de atrair clientes, realizar
vendas ou firmar contratos. Ter uma marca que transmita confiança pode
permitir até vender por um preço mais alto.
“As pessoas gostam
de marcas, exibem com orgulho. Ter uma marca forte deixa o produto mais
desejado e ajuda no lançamento de outros, por exemplo, pois com uma
marca já reconhecida, os investimentos podem ser menores”, diz Gilberto
Strunck, sócio-diretor da DIA Comunicação, agência especializada em
branding - construção e gerenciamento de marcas.
Ele diz que em
alguns casos, a marca pode valer mais que as coisas materiais de uma
empresa, mas, para isso, é necessário que ela tenha uma boa
identificação com o público-alvo.
Carlos Dranger, diretor
associado da Cauduro Associados, consultoria especializada em branding e
design, lista cinco passos para construir uma marca forte, qualquer que
seja o ramo de atuação da empresa:
1. Definir estratégia, posicionamento e atributos –
a estratégia envolve o registro de crenças, valores e visão de futuro. O
que a empresa ou o produto é hoje e o que gostaria de ser, como quer
ser percebido. O posicionamento é o resumo da promessa do produto ou do
serviço, deve deixar claro o que a empresa faz e quem é o seu público.
Os atributos são características que o empreendedor deve listar. Existem
os atributos qualificadores, que são obrigatórios para que uma empresa
permaneça no mercado, como ética e confiabilidade; e os atributos
diferenciais, que permitem se diferenciar da concorrência.
2. Construir ou renovar a marca –
use a base definida no primeiro passo para criar alternativas para o
design da marca. Fuja dos conceitos “gosto x não gosto” e “bonito x
feio”. Avalie o que ela comunica para, então, chegar ao desenho final de
marca. Tem que ser original, memorável, atraente e precisa na
comunicação dos atributos interessantes para a empresa.
3. Desenvolver identidade –
mesmo depois de definida, a marca não pode ser aplicada
indiscriminadamente nos materiais da empresa, a identidade verbal e
visual precisa ser desenvolvida. Identidade verbal é a mensagem que vai
orientar o discurso da empresa, seja no atendimento ou na publicidade.
Ela precisa ser organizada, com mensagens-chave para cada público –
clientes, funcionários, fornecedores e assim por diante. Já a identidade
visual é o carro-chefe da marca. Envolve linguagem, tipografia, cores,
estilo, grafismos etc. Ela deve ser exclusiva, a ponto de qualquer
pessoa identificar um material da empresa, mesmo que a marca não esteja
exposta.
4. Ativar – é o processo de dar vida à
marca, fazer sua implantação de maneira planejada. O empreendedor deve
começar elaborando uma matriz que coloque o impacto da ativação da marca
em relação à dificuldade e o custo. O ideal é começar pelos pontos em
que tem mais impacto e visibilidade, como identidade visual de lojas ou
rótulos de produtos; ou pelos que são mais fáceis e baratos, como itens
de papelaria. Construa um plano de implantação para orientar de maneira
adequada e eficiente.
5. Gerir – a gestão vai
observar os pontos de contato onde a marca aparece e fazer com que
estejam alinhados, comunicando os atributos definidos anteriormente, de
maneira uniforme. Isso envolve os veículos da empresa, arquitetura e
decoração de loja e materiais digitais. Para que a marca tenha valor, é
importante estar no controle avaliando como a comunicação e fazendo
ajustes pra que esteja sempre consistente.
Seguindo esses passos, é
possível construir uma marca clara, marcante e inesquecível.
Fonte: UOL Economia
Larissa Coldibeli - Do UOL, em São Paulo
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