segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

.


 BRASIL PERDE O POSTO DE 6ª 

ECONOMIA DO MUNDO


Depois de mais uma redução na estimativa do PIB, País é superado pela Inglaterra

Com a projeção de crescimento da economia reduzida mais uma vez pelo Banco Central e a desvalorização do real em relação ao dólar, o Brasil perdeu, no final de 2012, o posto de sexta potência mundial para a Inglaterra. O detalhe interessante é que o nosso país registrou um crescimento de 0,7% nos primeiros nove meses deste ano, contra a estagnação da economia inglesa no mesmo período, mas a taxa cambial acabou sendo decisiva para definir a mudança no ranking. Segundo especialistas da Unidade de Inteligência Econômica (EIU na sigla em inglês), o Brasil só deverá recuperar a sexta posição em 2016, mesmo crescendo mais do que o país europeu.

Em 2012, a economia brasileira demonstrou um ritmo bem mais lento do que o projetado, fazendo com que o governo adotasse medidas para estimular a atividade. Em junho, o Banco Central revisou o cálculo de crescimento da economia de 3,5% para 2,5%. Três meses depois, o cálculo foi mais uma vez refeito e o índice ajustado para 1,6%. Nos últimos dias do ano, o BC mais uma vez reduziu a estimativa e acredita que o crescimento será de 1%, o que é bem abaixo dos outros países latino-americanos, como Chile ou mesmo o Peru.

Os erros de cálculo e, é claro, o resultado decepcionante do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro fez com que a revista The Economist sugerisse à presidenta Dilma Rousseff a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega."Ela deveria demitir Mantega, cujas previsões sempre otimistas causaram a perda da confiança dos investidores", afirmou o editorialista da publicação, acrescentando que a nomeação de uma nova equipe econômica poderia reconquistar a confiança nos negócios.

Na Zona do Euro, desemprego é recorde

O mês de outubro registrou o maior índice de desemprego da história para os países na zona do euro: 11,7%, o que representa um universo de 19 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. "Nós ainda não saímos da crise", atestou o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, ao comentar a queda da inflação. Para ele, a recuperação deverá acontecer mesmo a partir da segunda metade de 2013

Um dos países mais atingidos pelo problema é Portugal, cujo governo promoveu um corte profundo de vagas no setor público recentemente. O mesmo aconteceu no setor privado. Mas ninguém superou o índice negativo na Espanha, o maior da Europa. No país governado pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy, o nível de desemprego bateu a marca de 26,2% no final do ano e as perspectivas não são animadoras. No outro lado da moeda, a Áustria tem apenas 4,3% de sua população sem trabalho, o que demonstra a discrepância entre os 17 países do bloco.
 
Virou negócio: Brasileiras leiloam virgindade na Internet 

Virou moda. Depois que a jovem Catarina Migliorini conseguiu fama e dinheiro leiloando a sua virgindade, outras brasileiras foram pelo mesmo caminho, mas por razões diferentes. Pelo visto, num mundo capitalista, tudo "literalmente tudo" está virando um negócio.
 
No caso de Catarina, o leilão foi lançado em setembro, como parte de um documentário idealizado pelo diretor australiano Justin Sisely. Ele recrutou virgens ao redor do mundo (homens e mulheres) para alavancar seu projeto, que, não resta dúvida foi um sucesso. A brasileira conseguiu quase dois milhões de reais, pagos por um japonês, com quem terá sua primeira relação sexual, provavelmente em um voo entre a Austrália e os Estados Unidos.

Além disso, a jovem de Santa Catarina ficou famosa e ainda abocanhou um contrato com a revista Playboy, que vai mostrá-la na capa e em várias páginas de sua edição de janeiro de 2013. "Vejo tudo isso como um negócio. Tive oportunidade de viajar, fazer parte de um filme e conseguir uma gratificação com isso", explicou Catarina.

Outra brasileira também foi notícia pelo mesmo assunto. Só que a estudante baiana Rebeca Bernardo Ribeiro tentou fazer um leilão de sua virgindade para uma causa, digamos, mais nobre: pagar o tratamento da mãe, que já teve dois acidentes vasculares cerebrais. “Eu tinha um pensamento totalmente diferente, que eu só ia perder quando eu casasse. Mas as circunstâncias pedem que eu negocie a minha virgindade", disse ela, num vídeo do Youtube, já retirado do ar. A repercussão foi negativa e a jovem perdeu seu direito de ir e vir, especialmente em sua cidade, a pequena Sapeaçu, no interior baiano.

Em tom de brincadeira, a atriz Nicole Puzzi, um dos ícones da pornochanchada, publicou em seu blog pessoal que também leiloaria seu corpo, com o intuito de arrecadar recursos para produzir dois espetáculos teatrais. E, aos 54 anos, a atriz contou depois que recebeu várias propostas. "Uma delas daria para financiar as duas", afirmou Nicole, aos risos. Afinal, tudo não passou de uma brincadeira. De qualquer forma, ela conseguiu o que queria: o blog teve mais de 20 mil acessos.

Fonte: acheiUSA 


Nenhum comentário :