quinta-feira, 22 de novembro de 2012


ANGICOS DEBATE EDUCAÇÃO 

VOLTADA PARA O SEMIÁRIDO


Tendo em vista a disseminação de pesquisas, estudos e propostas na área de Educação com vistas à promoção da melhoria dos indicadores sociais e da educação básica na região do semiárido brasileiro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Angicos, realiza de hoje, 22, até sábado, 24 de novembro, o “I Seminário Estadual de Educação Para Convivência Com o Semiárido: Realidade, Desafios e Perspectivas”. 

O evento é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Extensão, das Coordenações de Cursos de Licenciaturas e da Coordenação de Especialização do Campus da UFERSA Angicos, e tem o apoio financeiro da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), por meio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). O público-alvo abrange professores e gestores da rede de ensino (estadual, municipal e federal), estudantes das licenciaturas e da Pós-Graduação, representantes dos movimentos sociais e demais profissionais interessados nas temáticas.

De acordo com a professora Rita Diana Gurgel, que faz parte da Comissão Organizadora do evento, a programação contará com Conferências, Palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos nas modalidades Comunicação Oral e Pôster. Para a modalidade Comunicação Oral, os participantes deverão, no ato da inscrição, optar por um dos 10 Grupos de Trabalhos - GTs - coordenados por professores da UFERSA, em parceria com professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Os Grupos de Trabalhos que serão debatidos compreendem as seguintes temáticas: Paulo Freire e a Formação de Professores(as) em Uma Sociedade Tecnológica; Práticas Freireanas no Ensino de Ciências e Matemática; Práticas Discursivas de Educação Continuada, Diversidade Étnicorracial e Cidadania; Educação e Movimentos Sociais; Educação Ambiental na Construção da Convivência com o Semiárido; Recursos Naturais: técnicas e práticas sustentáveis; Tecnologias e Práticas Educativas; Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos; Ensino, Inclusão e Linguagem Ensino; Gêneros Digitais e Ensino da Linguagem em Ambientes Virtuais.

O resultado das reflexões socializadas durante o Seminário acerca da realidade, desafios e perspectivas da educação na região do Semiárido Brasileiro culminará em um documento intitulado “Carta de Angicos”, no qual constarão as propostas dos participantes que, quando implementadas, poderão contribuir no processo de consolidação de políticas públicas de educação contextualizada na perspectiva da convivência com o semiárido.

Fonte: Assessoria de Comunicão da UFERSA 

 

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