ANGICOS DEBATE EDUCAÇÃO
VOLTADA PARA O SEMIÁRIDO
Tendo em vista a disseminação de
pesquisas, estudos e propostas na área de Educação com vistas à promoção
da melhoria dos indicadores sociais e da educação básica na região do
semiárido brasileiro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus
Angicos, realiza de hoje, 22, até sábado, 24 de novembro, o “I
Seminário Estadual de Educação Para Convivência Com o Semiárido:
Realidade, Desafios e Perspectivas”.
O
evento é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Extensão, das
Coordenações de Cursos de Licenciaturas e da Coordenação de
Especialização do Campus da UFERSA Angicos, e tem o apoio financeiro da
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), por
meio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). O público-alvo
abrange professores e gestores da rede de ensino (estadual, municipal e
federal), estudantes das licenciaturas e da Pós-Graduação,
representantes dos movimentos sociais e demais profissionais
interessados nas temáticas.
De
acordo com a professora Rita Diana Gurgel, que faz parte da Comissão
Organizadora do evento, a programação contará com Conferências,
Palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos nas modalidades
Comunicação Oral e Pôster. Para a modalidade Comunicação Oral, os
participantes deverão, no ato da inscrição, optar por um dos 10 Grupos
de Trabalhos - GTs - coordenados por professores da UFERSA, em parceria
com professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Os
Grupos de Trabalhos que serão debatidos compreendem as seguintes
temáticas: Paulo Freire e a Formação de Professores(as) em Uma Sociedade
Tecnológica; Práticas Freireanas no Ensino de Ciências e Matemática;
Práticas Discursivas de Educação Continuada, Diversidade Étnicorracial e
Cidadania; Educação e Movimentos Sociais; Educação Ambiental na
Construção da Convivência com o Semiárido; Recursos Naturais: técnicas e
práticas sustentáveis; Tecnologias e Práticas Educativas; Paulo Freire e
a Educação de Jovens e Adultos; Ensino, Inclusão e Linguagem Ensino;
Gêneros Digitais e Ensino da Linguagem em Ambientes Virtuais.
O
resultado das reflexões socializadas durante o Seminário acerca da
realidade, desafios e perspectivas da educação na região do Semiárido
Brasileiro culminará em um documento intitulado “Carta de Angicos”, no
qual constarão as propostas dos participantes que, quando implementadas,
poderão contribuir no processo de consolidação de políticas públicas de
educação contextualizada na perspectiva da convivência com o semiárido.
Fonte: Assessoria de Comunicão da UFERSA
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