segunda-feira, 26 de novembro de 2012

.

 
 NETO VALE: ANÁLISE DA 
 
CONJUNTURA POLÍTICA LOCAL
 
 
Tradicional membro do Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Mossoró, o professor universitário Neto Vale manifestou a sua expectativa em relação ao governo da vereadora Cláudia Regina (DEM). Entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o comunista destacou o momento de dificuldades enfrentadas pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) poderá gerar benefícios administrativos para a próxima prefeita.

   Neto Vale justificou o seu raciocínio, argumentando que toda e qualquer perspectiva política para a chefe do Poder Executivo mossoroense passa impreterivelmente pelo segundo maior município do Rio Grande do Norte e, sob esse ponto de vista, Neto Vale acredita que o Governo do Estado tende a direcionar investimentos substanciais para o município, até mesmo como forma de se projetar politicamente com vistas a sucessão de 2014.

  "A péssima situação política do Governo Rosalba Ciarlini pode ajudar a Cláudia Regina, pois qualquer perspectiva política da chefe do Poder Executivo estadual passa por um forte investimento em Mossoró, caso contrário ela não terá sequer condições de tentar uma reeleição. Neste aspecto, Cláudia Regina pode ser a grande beneficiária. O problema da prefeita eleita de Mossoró é se ela conseguirá ter voz própria ou se manterá sob a sombra dos caciques do Democratas", analisou o comunista.

   No que se refere à equipe de transição designada tanto pela prefeita eleita Cláudia Regina quanto pela atual chefe do Executivo mossoroense, prefeita Fafá Rosado, o integrante da executiva norte-rio-grandense do PC do B assinalou que não existe qualquer mudança no que se refere aos nomes. Ele entende que a formação da equipe transitória deixa evidente a forte vinculação da próxima chefe do Poder Executivo mossoroense.

  "A equipe de transição não apresentou nenhuma novidade, ao contrário, ficou claro que os caciques darão as cartas no seu governo, o que não é coisa boa para Cláudia Regina. Será uma gestão nos moldes das anteriores, convencional. Mas, o fato da situação do DEM não ser das melhores, em nível nacional, poderá contribuir fortemente para o direcionamento de recursos para a sua administração", raciocina o professor universitário.

  Em relação ao bloco oposicionista em nível de Rio Grande do Norte, o professor Neto Vale observou uma melhoria política para o bloco a partir do resultado das eleições deste ano. "A nível estadual, a situação da oposição melhorou substancialmente com a vitória em Natal e em outros municípios como Parnamirim e Apodi", comentou Neto Vale.

  Outro aspecto de extrema importância, de acordo com o comunista, é a provável eleição do deputado federal Henrique Eduardo Alves à Câmara Federal. "Isso pode ter desdobramentos no Estado", prevê. Segundo ele, ainda é uma incógnita as condições que levarão o líder do PMDB no parlamento brasileiro. Neto indaga, por exemplo, quais os tipos de acordos que estão sendo feitos na Alta Corte. "Nós não sabemos as condições para a sua eleição. Que tipo de acordo foi feito e como isso vai alterar a relação com o DEM, no Rio Grande do Norte? Se isso realmente vier a ocorrer pode comprometer o projeto de reeleição da governadora Rosalba Ciarlini", diz.

  Independente de todas essas questões, analisa Neto Vale, a oposição voltou a ser competitiva no plano estadual. Ele cita nomes como o do vice- governador Robinson Faria; da deputada federal Fátima Bezerra, que, segundo a sua análise, saíram fortalecidos. "A oposição tem que se articular melhor, debater, conversar mais. O Governo de Rosalba é uma grande senzala, o palácio se tornou uma Casa Grande, comandada pelo senhor de engenho Carlos Augusto Rosado, lamentável", desabafou o comunista.
 
Fonte: Gazeta do Oeste
 
 
 

Nenhum comentário :